Parada do Orgulho LGBTQIA+ tem shows de Pedro Sampaio e Pepita; veja programação e saiba como chegar
Evento traz o tema 'Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro' e acontece na Avenida Paulista, em São Paulo
A Avenida Paulista, região central de São Paulo, será palco da 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ neste domingo, 22, a partir das 10h. O evento contará com 17 trios elétricos com shows de Pedro Sampaio, da Banda Uó, de Pepita, entre outros.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com o tema Envelhecer LGBT+: Memória, resistência e futuro, a Parada SP homenageará a terceira idade da comunidade, além de trazer à tona assuntos como políticas públicas e suporte a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.
A edição deste ano também traz a campanha Levanta Seu Leque, convidando o público a levar seus leques para a Avenida Paulista como um gesto coletivo de orgulho, resistência e visibilidade.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, cerca de 40% do público vêm de outras cidades, Estados e até países. Estima-se que o investimento seja de R$ 6 milhões, com retorno para a capital paulista de mais de R$ 90 milhões.
A Parada LGBTQIA+ de São Paulo é considerada a maior do mundo. Em 2009, pela primeira vez, o evento entrou para o Guinness Book após reunir mais de 4 milhões de pessoas.
Confira a programação
As apresentadoras oficiais são Silvetty Montilla e Helena Black, figuras já conhecidas pelo público paulista. Dos 17 trios elétricos, três são da Prefeitura de São Paulo. Os outros trarão patrocinadores, famílias LGBTQIA+, pessoas aliadas e DJs.
Já o trio da Sephora será comandado por Pedro Sampaio e convidados. Esta é a estreia da marca na Parada do Orgulho. Além disso, a Glow Recipe, Benefit, Fran by Franciny Ehlke e Jean Paul Gaultier terão ativações especiais no evento.
No trio do Grupo L'Oréal estão os shows da cantora Pepita e da Banda Uó, além de sets dos DJs das festas V de Viadão, Tersapata e Desculpa Qualquer Coisa e apresentações conduzidas por Organzza e Ravena Creola.
Pela Amstel e Amstel Vibes, a programação traz as DJs Renata Corr, da festa Desculpa Qualquer Coisa, e Lily Scott, além do Minhoqueens durante o Momento Vibes. A mestre de cerimônias será Antara Gold, que comanda as apresentações.
Como chegar à Parada LGBTQIA+ 2025
A concentração começará a partir das 10h. As linhas Amarela e Verde do metrô são ótimas opções para desembarcar com segurança no evento. Opte pelas estações Consolação, Trianon-Masp ou Brigadeiro.
Por causa das obras no final da Avenida Paulista, na virada para a Rua da Consolação, os trios percorrerão o lado ímpar da Avenida. Desta forma, a orientação é que o público siga o evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. A Parada SP também será transmitida ao vivo pelo canal DiaTV no Youtube.
Dicas para aproveitar o evento
- Opte por roupas leves e confortáveis;
- A doleira é o acessório ideal para guardar seus documentos e cartões;
- Prefira o transporte público ao invés de carro;
- O evento contará com o Corpo de Bombeiros e ambulâncias espalhadas caso você precise de ajuda;
- Antes de fotografar ou filmar alguém, peça permissão;
- Não esqueça do protetor solar;
Itens proibidos na Parada LGBTQIA+
- Garrafas rígidas e copos térmicos de vidro ou metal;
- Capacetes;
- Arma de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, soco inglês, canivete, tasers);
- Cadeiras ou banquinhos;
- Guarda-chuvas;
- Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, desodorantes, escova de dente);
- Isopor, cooler ou qualquer utensílio para armazenagem.
A 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e tem o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo através do Proac ICMS.