Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nichelle Nichols, a tenente Uhura em 'Star Trek', quebrou barreiras para mulheres negras

Atriz elogiada por Martin Luther King, que atuou na série entre 1966 e 1969, morreu aos 89 anos

1 ago 2022 - 08h18
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Nichelle Nichols morreu no sábado, 30, aos 89 anos, de causas naturais
Nichelle Nichols morreu no sábado, 30, aos 89 anos, de causas naturais
Foto: Reuters

A atriz Nichelle Nichols quebrou barreiras para as mulheres negras em Hollywood quando interpretou a oficial de comunicações tenente Uhura na série de televisão original Star Trek.

Seu papel na série de 1966-69 como tenente Uhura rendeu a Nichols uma posição de honra ao longo de sua vida entre os fãs do programa, conhecidos como Trekkers e Trekkies. Também lhe rendeu elogios por quebrar estereótipos que limitavam as mulheres negras a atuar como empregadas e incluiu um beijo interracial na tela com William Shatner, intéprete do Capitão Kirk, fato inédito na época.

Celia Rose Gooding, que atualmente interpreta Uhura em Star Trek: Strange New Worlds, escreveu no Twitter que Nichols "abriu espaço para muitas de nós. Ela foi o lembrete de que não apenas podemos alcançar as estrelas, mas nossa influência é essencial para sua sobrevivência. Em vez de bagunçar a situação, ela construiu uma nova."

A atriz de Star Trek: Voyager, Kate Mulgrew, publicou no Twitter: "Nichelle Nichols foi a primeira. Ela foi uma pioneira que percorreu uma trilha muito desafiadora com coragem, graça e uma disposição maravilhosa que provavelmente não veremos novamente".

Nichelle gostava de se lembrar de como o reverendo e ativista político Martin Luther King Jr. era fã do programa e elogiava seu papel. Ela o conheceu em uma reunião de direitos civis em 1967, justamente no ano em que decidiu não voltar para a segunda temporada da série.

"Quando eu disse a ele que ia sentir falta dos meus colegas, pois estava deixando a série, ele ficou muito sério e disse: 'Você não pode fazer isso'", disse ela, em uma entrevista em 2008."'Você mudou a cara da televisão para sempre e, portanto, mudou a mente das pessoas'. Essa previsão que o Dr. King teve foi com um relâmpago que apareceu na minha vida", disse a atriz.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade