PUBLICIDADE

Livro busca reconhecer protagonismo negro na história do Rio Grande do Sul

Obra conta com 13 artigos de pesquisadores que analisam o movimento negro no sul do Brasil O post Livro busca reconhecer protagonismo negro na história do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em AlmaPreta.

27 nov 2023 - 16h37
(atualizado em 28/11/2023 às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa promoveu, nesta segunda-feira (27), o lançamento do livro "Racismo, Relações de Poder e História Negra em Porto Alegre". A obra analisa o pensamento e movimentos de mulheres e homens negros no sul do Brasil ao longo dos séculos.

Organizado pelos professores José Rivair Macedo (UFRGS), Paulo Roberto Staudt Moreira (UFPel) e Véra Barroso (CHC Santa Casa), o livro conta com 13 artigos de pesquisadores que estudam a história da cultura negra na capital do Rio Grande do Sul, a partir de vivências e experiências de pessoas negras nos séculos XIX e XX. 

A partir do olhar para o período colonial, a obra busca reconhecer o lugar da pessoa negra na história do estado (em especial em Porto Alegre) em três partes que se dividem entre o pensamento e movimento de homens negros e mulheres negras no sul do Brasil, as vivências e experiências negras entre a escravidão e o pós-abolição e, por fim, apresenta reflexões sobre a cultura, o pensamento e a sociabilidade negra.

Entre os pesquisadores que assinam os artigos, está o docente Arilson dos Santos Gomes, do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O livro ainda possui as abas assinadas pela educadora e pesquisadora Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva e pelo historiador Flávio Gomes. 

Em nota divulgada à imprensa, a historiadora do CHC, Véra Barroso destacou que a obra contempla dois propósitos: o combate ao racismo estrutural, em um cenário de significativa presença negra, "tomando como exemplo a Santa Casa, de migrantes contemporâneos e de afrodescendentes"; e, por outro lado, a valorização das fontes documentais como base essencial para pesquisas que buscam iluminar aspectos da vida popular na sociedade.

A publicação está disponível no formato de e-book no site oficial do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre.

O post Livro busca reconhecer protagonismo negro na história do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade