PUBLICIDADE

LGBT, LGBTQIA+ ou LGBTQIAPN+: existe sigla correta para usar?

A sigla tem a função de abarcar e dar visibilidade às diversas identidades de gênero e orientações sexuais; entenda se há diferenças

29 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O termo LGBT foi usado pela primeira vez no Brasil em 2008 durante a 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais em Brasília, tendo a sigla evoluído ao longo dos anos para incluir outras identidades de gênero e sexualidades.
Com o passar dos anos, somado ao fortalecimento das identidades, a sigla foi aumentando
Com o passar dos anos, somado ao fortalecimento das identidades, a sigla foi aumentando
Foto: Natalia de la Rubia/iStock

A sigla que compreende o conjunto de identidades de gênero e as mais diversas orientações sexuais acompanha a evolução com que o tema é tratado na sociedade, além da luta das comunidade por representatividade e menos exclusão. 

O termo LGBT, por exemplo, abriu caminhos para a inclusão de mais identidades. A sigla passou a ser usada no Brasil após a 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT, sigla à época), realizada em Brasília em 2008. Vale lembrar que esse encontro foi o primeiro evento governamental no mundo dedicado a essa temática. 

Com o passar dos anos, somado ao fortalecimento de outras orientações, identidades e expressões de gênero, como queers, intersexuais e assexuais, a sigla foi aumentando.

Os movimentos voltados aos direitos humanos passaram a adotar as siglas LGBTI+, depois LGBTQIA+, LGBTQIAP+ e LGBTQIAPN+, sendo essa última a mais abrangente. 

Qual o significado de cada uma das letras da sigla LGBTQIA+? Qual o significado de cada uma das letras da sigla LGBTQIA+?

Atualmente, coletivos representativos como a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo) e a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) têm usado em divulgações de mídia as siglas LGBTQIAP+ ou LGBTQIA+. Logo, são as versões recomendadas a se usar. 

No entanto, nenhuma das siglas citadas neste texto estão incorretas, existem opções. Quando o objetivo é pensar em ações sociais, leis e políticas públicas para essas populações, uma sigla mais representativa e abrangente pode ser eficaz. 

7 famosos LGBTQIA+ que se assumiram já maduros 7 famosos LGBTQIA+ que se assumiram já maduros

Por outro lado, a própria Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada como a maior do gênero no mundo, firma a sigla de 2008 com a adição do "+".

O símbolo "+" da sigla também é uma referência a outras identidades de gênero e orientações sexuais, representando a pluralidade da comunidade LGBTQIA+.

Nós Explicamos: você sabe o que significa a sigla LGBTQIAP+?:
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade