PUBLICIDADE

LGBTQIA+: saiba o significado de cada uma das letras

Entenda o que significa cada letra na sigla do movimento que defende diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero

5 abr 2023 - 05h00
(atualizado em 19/10/2023 às 11h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Confira o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+ e o significado das cores da bandeira
Confira o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+ e o significado das cores da bandeira
Foto: iStock

A sigla LGBTQIA+ é uma evolução de diversos termos utilizados ao longo dos anos para se referir a um conjunto de identidades de gênero e orientações sexuais diversas. Todas essas transformações resultaram na sigla que conhecemos hoje. A seguir, confira o significado de cada letra.

O que é L em LGBTQIA+?

A primeira letra da sigla é dedicada às lésbicas, mulheres que se sentem atraídas sexualmente, emocionalmente e/ou romanticamente por pessoas do mesmo gênero, ou seja, por outras mulheres.

O que é G em LGBTQIA+?

Gay

é o termo usado para se referir a homens que sentem atração sexual e/ou afetiva por outros homens.

O que é B em LGBTQIA+?

A bissexualidade é uma orientação sexual em que uma pessoa se sente atraída sexualmente, emocionalmente e/ou romanticamente por mais de um gênero, feminino ou masculino. Ela pode ser desigual, ou seja, uma pessoa bissexual pode sentir mais atração por um gênero do que por outro.

O que é T em LGBTQIA+?

Homens e mulheres transexuais não se identificam com o gênero atribuído no nascimento. Os termos transexuais, transgêneros ou apenas trans podem ser usados para se referir a pessoas que nasceram no gênero masculino e não se identificam dessa forma, bem como para pessoas que nasceram no gênero feminimo, mas se identificam com o masculino. Já as travestis são pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascimento, normalmente masculino, e se entendem como uma figura feminina, mas não se definem como mulheres.

O que é Q em LGBTQIA+?

O termo queer é usado para descrever pessoas LGBTQIA+ que não se enquadram nas normas e expectativas tradicionais da sociedade, ou seja, não se identificam totalmente nem com identidades femininas nem masculinas.

O que é I em LGBTQIA+?

Pessoas intersexo nascem com características sexuais (genitálias, gônadas, cromossomos e resposta hormonal) que não se encaixam claramente nas definições típicas de masculino ou feminino. Algumas nascem com aspectos biológicos femininos e outras masculinos.

O que é A em LGBTQIA+?

Assexualidade

é a falta total, parcial ou condicional de atração sexual por qualquer pessoa. Mas é importante saber que os assexuais podem ter atração romântica ou emocional por outras pessoas.

O que é + em LGBTQIA+?

O símbolo "+" da sigla é uma referência a outras identidades de gênero e orientações sexuais, representando a pluralidade da comunidade LGBTQIA+ que foge do padrão cisheteronormativo, como as pessoas pansexuais, que podem se sentir atraídas por heterossexuais, homossexuais, bissexuais, entre outros.

10 jornalistas LGBTQIA+ que você precisa conhecer 10 jornalistas LGBTQIA+ que você precisa conhecer

Bandeira LGBTQIA+

A bandeira LGBTQIA+ é um símbolo importante para a comunidade e representa a diversidade de pessoas que estão inseridas na sigla. Apesar de existir diversas bandeiras do movimento, como a que inclui a gravura do orgulho intersexo e cores que representam a luta antiracista, a bandeira mais conhecida é a do arco-íris.

As cores vermelho, que representa a vida; laranja, que representa a cura; o amarelo, a luz do sol; o verde, que representa a natureza; o azul, a harmonia; e o roxo, a espiritualidade, simbolizam a inclusão das pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Pessoas trans: nova norma simplifica alteração de nome e sexo nos documentos:
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade