Candidatos LGBTQIA+ lideram prêmio de melhores parlamentares
Erika Hilton (PSOL-SP) e Fabiano Contarato (PT-ES) saíram na frente no prêmio do "Congresso em Foco"
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) saíram na frente na votação do "Congresso em Foco", que elege anualmente os melhores parlamentares em atuação nas esferas federais.
A primeira parcial da votação, divulgada esta semana, computou mais de 178 mil votos validados nas primeiras 24 horas de votação e colocaram Erika e Fabiano, ambos parlamentares LGBTQIA+ como os mais votados até então.
No congresso, além de Erika Hilton, os deputados Sâmia Bomfim (Psol-SP), Guilherme Boulos (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Duda Salabert (PDT-MG) lideram na categoria “Melhores na Câmara”. Assim como Erika, Duda também é LGBTQIA+.
Já na categoria “Melhores no Senado”, além de Fabiano, lideram Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS) e Teresa Leitão (PT-PE). O senador Fabiano Contarato é o primeiro senador a se declarar gay e único representante LGBTQIA+ no Senado.
O prêmio "Congresso em Foco" acontece desde 2006 e, além de votação popular, conta com um júri especializado e um grupo de jornalistas que acompanham o Congresso. O resultado final será conhecido no dia 21 de setembro, onde serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados.
A votação acontece até o dia 31 de agosto.