Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Câmara de Florianópolis aceita denúncia contra vereador que agarrou colega em sessão

Caso repercutiu após vereadora Carla Ayres (PT) publicar vídeo que mostra cena de assédio cometido pelo vereador Marquinhos (PSC)

13 dez 2022 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários
Vereadora foi vítima de assédio em sessão da Câmara de Florianópolis
Vereadora foi vítima de assédio em sessão da Câmara de Florianópolis
Foto: Reprodução/Twitter:@carlaayres

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou em sessão ordinária na tarde desta terça-feira, 13, a denúncia apresentada pela parlamentar Carla Ayres (PT) contra o vereador Marcos Leandro da Silva - Marquinhos (PSC) por infração ética-disciplinar pelo assédio ocorrido na sessão do último dia 7 de novembro. Na data, Marquinhos agarrou Carla pelas costas e a beijou na bochecha. Imagens flagraram o ocorrido. 

"O caso agora será encaminhado ao Conselho de Ética da Casa Legislativa, instituído na forma de Lei Complementar 00722/22, estabelecendo-se os princípios éticos e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos que estejam no exercício do cargo de vereadora ou vereador do município de Florianópolis. Regem-se, também, por este Código os procedimentos disciplinares e as penalidades aplicáveis no caso de descumprimento das normas relativas à ética e ao Decoro Parlamentar", afirmou a Câmara.

Segundo a Casa Legislativa, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar  é constituído por cinco membros e três suplentes, os trabalhos devem ser iniciados em até cinco dias após o recebimento da denúncia. 

Relembre o caso

A vereadora Carla Ayres (PT) publicou um vídeo nas redes sociais que mostra ela sendo assediada pelo vereador Marquinhos (PSC) durante uma sessão na Câmara Municipal de Florianópolis. Após a repercussão, o político publicou nota afirmando reconhecer o "erro" e pedindo desculpas à vereadora. 

“No dia em que aprovamos a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Florianópolis, mais uma cena de assédio que precisamos lutar para que não ocorra nas ruas e nos parlamentos do nosso país. Não é brincadeira se só um riu!”, tuítou a vereadora no dia 7 em seu perfil. 

O vídeo publicado pela parlamentar (veja abaixo) mostra ela andando por um corredor do Plenário, quando Marquinhos tenta cumprimentá-la. Em seguida, ele puxa o braço dela, se levanta e a abraça por trás, dando um beijo na bochecha de Carla, que tenta se esquivar. Ela se solta, e ele ri da situação. 

"Recebo com tristeza a notícia de acusação de assédio contra uma colega, vereadora Carla Ayres, na sessão desta quarta-feira (7), da Câmara Municipal de Florianópolis, com quem, apesar de divergências políticas, sempre demonstrei imenso carinho e respeito, dentro e fora do plenário.

Reconheço meu erro em abordar a vereadora de maneira inconveniente, sem a sua autorização, e diante disso peço minhas sinceras desculpas a ela e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas pelo meu ato. Ressalto que em nenhum momento agi de maneira má-intencionada, porém, fui infeliz em invadir o seu espaço.

Levarei essa atitude equivocada como um aprendizado, compreendendo essa situação e repudiando toda forma de assédio. Sempre fui um defensor e incentivador da participação da mulher na política, sendo criador do projeto que fomenta a participação feminina na política, tendo o "Dia da Mulher na Política", celebrado 8 de março (caso sancionada, denominada Lei Olga Brasil da Luz).

Espero que a nobre vereadora, da qual tenho enorme apreço, aceite meu pedido de desculpas."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade