PUBLICIDADE

8 livros para discutir sobre racismo

Separamos obras que tratam da discussão racial, desde romances até obra de não-ficção com temática psíquica

8 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

O racismo é uma questão profundamente enraizada em muitas sociedades. Na tentativa de combater o preconceito, a literatura pode ser uma aliada importante, auxiliando até mesmo as gerações mais jovens a refletir sobre ações diretas ou indiretas. O Terra NÓS selecionou oito obras, nacionais e internacionais, que abordam o tema e servem de referência no debate racial.

"Pequeno Manual Antirracista"

Djamila Ribeiro é autora do "Pequeno Manual Antirracista"
Djamila Ribeiro é autora do "Pequeno Manual Antirracista"
Foto: Marlos Bakker

O livro "Pequeno Manual Antirracista", escrito por Djamila Ribeiro, aborda o impacto do racismo nas mais variadas formas e, como o próprio nome sugere, aponta maneiras de se combater práticas racistas e reflete sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

"Eu Sei Por Que o Pássaro Canta Na Gaiola"

Maya Angelou, autora de "Eu Sei Porque o Pássaro Canta na Gaiola", na posse do presidente Bill Clinton
Maya Angelou, autora de "Eu Sei Porque o Pássaro Canta na Gaiola", na posse do presidente Bill Clinton
Foto: Domínio Público

"Eu Sei Por Que o Pássaro Canta Na Gaiola" é uma obra autobiográfica da autora americana Maya Angelou. Na publicação, a autora explora sua infância, vivida no sul dos EUA e marcada pelo racismo, com a ideia de liberdade sendo uma marca da sua vida.

"Racismo Estrutural"

Silvio Almeida em sua posse como Ministro: o autor do livro "Racismo Estrutural" faz parte do governo Lula 3
Silvio Almeida em sua posse como Ministro: o autor do livro "Racismo Estrutural" faz parte do governo Lula 3
Foto: Palácio do Planalto

Em "Racismo Estrutural", Silvio Almeida – atual ministro dos Direitos Humanos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – aborda as bases históricas, sociais e econômicas do racismo, analisando como ele se enraizou em instituições e sistemas. O autor discute a necessidade de reconhecer e desmantelar essas estruturas para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.

Racismo Estrutural: "Eu encaixo essas pessoas como racistas porque elas são":

"Avesso da Pele"

"Avesso da Pele", escrito por Jeferson Tenório, narra a jornada de André, jovem negro que deixa Porto Alegre rumo a Angola, terra de seus ancestrais, em busca de autoconhecimento e conexão com suas raízes. O livro explora identidade, racismo e pertencimento, entretecendo a história pessoal com a história coletiva das diásporas africanas.

"Pele Negra, Máscaras Brancas"

Em um dos maiores clássicos sobre raça, o psiquiatra e filósofo Frantz Fanon analisa o impacto do colonialismo e do racismo na psique dos negros. O autor explora como a opressão leva a uma busca por aceitação e imitação da cultura branca por pessoas negras.

"Sobrevivendo no Inferno"

Clássico do hip-hop nacional, o álbum "Sobrevivendo no Inferno", do grupo Racionais MCs, se tornou um livro que detalha as nuances da obra que trata, para além do racismo, a violência e desigualdade, com foco nas periferias paulistanas.

"O Pequeno Príncipe Preto"

Capa do livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França
Capa do livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França
Foto: Reprodução

Buscando diversidade nas histórias infantis, "O Pequeno Príncipe Preto", de Rodrigo França, adapta a clássica história da literatura com um jovem príncipe negro como protagonista, explorando questões sociais atuais. 

Amoras

"Amoras", livro infantil escrito pelo rapper Emicida e ilustrado por Aldo Fabrini, tem foco na autoaceitação de crianças negras. Além de tratar de uma abordagem próxima de conceitos sobre natureza, o livro se propõe a levantar ensinamentos sobre amizade, respeito e cultura negra.

10 frases que revelam racismo 10 frases que revelam racismo

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade