PUBLICIDADE

Ana Maria Braga é acusada de transfobia após comentário sobre Buba no "Mais Você"

Apresentadora questionou pronomes para se referir à personagem trans da novela "Renascer" e defendeu "opção" de identidade de gênero

28 mai 2024 - 14h11
(atualizado em 29/5/2024 às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Ana Maria Braga / Pipoca Moderna

Ana Maria Braga foi acusada por internautas de transfobia por falas nesta terça-feira (28/5) no "Mais Você". Ela gerou polêmica no programa matinal da Globo ao fazer um questionamento envolvendo a personagem Buba da novela "Renascer", exibida às 21h.

  • O Terra é o veículo oficial da Parada SP, que tem cobertura patrocinada por Vivo, Amstel e L'Oreal

A apresentadora comentava sobre a trama com Tati Machado quando questionou se deveria usar pronome masculino ou feminino para se referir à personagem. "O capítulo de ontem, nossa… Foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba".

"A Buba ou o Buba?", perguntou a apresentadora. Tati respondeu sem titubear: "A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher". A repórter então desconversou e seguiu comentando sobre a personagem defendida pela atriz Gabriela Medeiros, que também é trans.

Depois, Ana elogiou a abordagem da novela, mas cometeu um novo erro ao tratar a identidade de gênero como uma opção. "Serve para todo mundo. A gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja qual for. É dela, né?", afirmou a comunicadora.

Repercussão nas redes sociais

No X (antigo Twitter), vários internautas criticaram os comentários da apresentadora. "Tá meio difícil ver a Ana Maria Braga no 'Mais Você' perguntar se deve falar 'a Buba ou o Buba' para se referir a uma mulher trans e depois dizer que todos devem respeitar a 'opção' de cada um, quando a transexualidade, na verdade, não é uma opção. Adoro ela, mas tá sofrido."

"Você vê o que quando olha a personagem, um homem ou uma mulher? Ali já está sua resposta, vemos nitidamente uma mulher, então a Buba! Tão simples! Outra coisa que insistem em falar: 'Cada um com sua opção!'. Poxa, já falamos tanto, não é opção, não escolhemos ser isso ou aquilo, apenas somos."

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade