5 famosos que se orgulham de seus filhos autistas
Eles lutam pelos direitos das pessoas com autismo e incentivam pais a procurarem tratamento especializado
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido também como autismo, é um transtorno de desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Abaixo, confira alguns famosos brasileiros que têm filhos autistas e se orgulham muito deles, usando também suas plataformas para aumentar a conscientização sobre essa condição.
Marcos Mion
Em 2014, o apresentador tornou público o diagnóstico de autismo de seu filho Romeo. Um dos principais defensores dos direitos das pessoas autistas, ele conseguiu aprovar no Senado, em 2020, a Lei Romeo Mion, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), emitida gratuitamente, sob responsabilidade de estados e municípios.
“Quando o Romeu nasceu, descobri que a minha vida não era perfeita, mas ela estava prestes a se tornar mais perfeita possível dentro das imperfeições. Sem o Romeo eu não seria metade da pessoa que sou hoje. O Romeu é uma lembrança diária que tenho que ser a melhor versão de mim porque ele merece. Tenho que ser a melhor versão para chegar no nível dele”, disse ele no programa “Mais Você”, em 2021.
Felipe Araújo
O cantor sertanejo revelou em 2021 o diagnóstico de autismo do filho Miguel, de 4 anos, como uma forma de incentivar outros pais a buscarem tratamento personalizado. “O Miguel está tendo um desenvolvimento maravilhoso, então é muito importante a gente abrir os olhos das pessoas e tentar romper com a barreira do preconceito quanto a essa questão. O autismo é o maior amor do mundo ali presente. Ele é a pessoa mais carinhosa que eu já conheci em toda a minha vida”, disse em entrevista à Quem.
Gabriela Lian
A jornalista é mãe de Isadora, de 6 anos. Em 2021, Gabriela falou no programa “Encontro”, da TV Globo, sobre a descoberta do diagnóstico de autismo da filha. “A gente sabe a dificuldade que é viver com uma criança que não fala, que tenta se expressar e não consegue. Espero que eu consiga de alguma forma mostrar para as pessoas que eu tenho muito orgulho da minha filha, da nossa história, independentemente da deficiência, das dificuldades. Ela é uma menina doce, uma menina linda como tantas crianças com autismo ou outras deficiências”, contou.
Patrícia Lucchesi
A atriz, ícone dos anos 1980, é mãe de Mateus, de 30 anos, e luta pela conscientização do autismo. Formada em Psicologia, ela dá palestras para ajudar familiares de pessoas autistas. “Tive e tenho uma carreira artística muito linda e maravilhosa. Sou muito grata. Mas dei um tempo e não me arrependo porque fui atrás de um outro grande sonho que era estudar. Sou uma pessoa muito feliz e realizada. O autismo não é fim de uma história. É um recomeço. Posso dizer que o Mateus me salvou, motivando a minha caminhada para uma vida mais saudável, de estudos e dedicação. Ele é a minha melhor criação”, disse à Quem, em 2020.
Bel Kutner
A atriz é mãe de Davi Mondego, de 17 ano. Ele é autista e tem uma doença degenerativa chamada esclerose tuberosa. ""Eu e ele somos um grude. Todo dia olho para ele e me pergunto: 'Como esse garoto enorme saiu de dentro de mim?'", contou Bel para a Quem, em 2020.
"O Davi é um autista de quase dois metros de altura [ele está com 1,87 m e calçando 45/46], engraçado, brincalhão, me ajuda na faxina, faz capoeira on-line três vezes por semana e malha", revelou a atriz na mesma entrevista.