MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Acidente do Concorde gera comoção planetária

Quarta, 26 de julho de 2000, 11h16min
O acidente do Concorde da Air France, avião-símbolo e jóia tecnológica, suscitou uma verdadeira comoção planetária, inclusive nos Estados Unidos, onde o supersônico franco-britânico foi muito questionado desde sua criação.

O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, foi um dos primeiros a reagir, depois da tragédia de Roissy. "Quero apresentar as mais sinceras condolências do povo norte-americano aos familiares das vítimas", declarou ontem na coletiva convocada para falar do fracasso da cúpula israelense-palestina de Camp David.

A cúpula acabou sendo relegada a um segundo plano nos meios de comunicação e vários jornais europeus por causa da tragédia do Concorde, cuja divulgação ultrapassou a importância geralmente dada às catástrofes aéreas.

As características únicas do Concorde e sua particular estética são os principais responsáveis pela repercussão. "Este aparelho, por mais real que seja, beira a utopia, resumindo todo um otimismo tecnológico" anterior à crise econômica, escreveu o editorialista do jornal francês Libèration.

O único avião supersônico comercial, criado em parceria entre franceses e britânicos, "simboliza a modernidade triunfante em toda a elegância depurada de suas formas", acrescentou.

A imagem do Concorde da Air France, que voou em chamas durante várias dezenas de metros pouco antes de explodir, foi publicada hoje na primeira página dos jornais europeus e do resto do mundo.

A imprensa britânica analisou as possíveis causas do acidente, afirmando que o incândio de um motor não poderia explicar por si só a tragédia.

O papa João Paulo II e vários líderes mundiais enviaram condolências ao presidente francês, Jacques Chirac, e ao chanceler alemão, Gerhard Schroeder. Das 109 vítimas a bordo, 96 eram alemãs.

"Peço que transmita minhas mais profundas condolências ao povo amigo alemão e a todos aqueles que sofreram perdas dolorosas e irreparáveis em consequência desta tragédia", escreveu o presidente russo Vladimir Putin a Schroeder. Também transmitiu uma mensagem a Chirac.

O rei do Marrocos, Mohammed VI, e o presidente da Tunísia, Zin El Abidin Ben Ali, também enviaram mensagens de pêsames, enquanto que vários representantes do Conselho da Europa e da Comissão Européia expressaram sua mais "profunda tristeza" e "consternação".

Schroeder assistiu nesta manhã a uma cerimônia religiosa em memória das vítimas em Hannover (norte da Alemanha). "A Alemanha está comovida, estupefacta", declarou.

O chanceler alemão falou por telefone com Chirac e o primeiro-ministro, Lionel Jospin, que compareceu ontem ao local da tragédia. Chirac deve assistir hoje à tarde, a uma cerimônia religiosa em Gonesse (município do norte de Paris), onde o Concorde caiu.

O acidente com o supersônico Air France também provocou comoção no Salão Aéreo de Farnborough (Grã-Bretanha), um dos grandes eventos bianuais da indústria aeronáutica e do transporte aéreo.

Todas as bandeiras estão a meio-pau "em sinal de respeito", disse um porta-voz do consórcio de indústrias aeronáuticas britânicas (SBAC), organizador do salão.

A intensa comoção não impediu outra companhia que utiliza o Concorde, a British Airways, de retomar hoje os vôos com o aparelho. Um Concorde da British Airways decolou do aeroporto londrino de Heathrow rumo a Nova York.

Leia mais:
» Ministro francês descarta hipótese de atentado
» Alemanha tem cerimônia pelas vítimas de acidente
» França suspende vôos com Concordes
» British Airways retoma vôos de Concorde
» Motor de avião foi reparado pouco antes da decolagem
» Parentes das vítimas vão a Paris
» História do Concorde no Brasil só durou seis anos
» Concorde pode ter o mesmo destino dos dirigíveis
» EUA enviam peritos ao local do acidente
» Testemunha diz que avião parecia minibomba atômica
» Concorde enfrenta sua primeira queda
» Air France afirma ter descoberto rachaduras em Concorde
» Concorde cai em Paris e 113 pessoas morrem
» Confira a galeria de fotos
» Veja o slide show com imagens do acidente
» Acidentes aéreos dos últimos dez anos
» Saiba tudo sobre o Concorde
» Fórum: você tem medo de viajar de avião?

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.