As características do Concorde | O Concorde da Air France que caiu esta terça-feira perto do aeroporto parisiense de Roissy fazia parte dos 13 exemplares atualmente em uso em todo o mundo. |
O primeiro vôo Concorde foi em março de 1969, quando André Turcat, diretor de testes de vôos da companhia Sud-Aviation, fez um passeio de 29 minutos por Tolouse (sul da França). A 9 de abril, Brian Trubshaw, comandante da British Aircraft Corporation, decolou pela primeira vez sobre a pista de Filton (a 100 km ao oeste de Londres) com o protótipo 002, construído na Grã-Bretanha. |
A ponte-aérea entre Paris e Nova York teve início em 1977. A aeronave comporta 100 passageiros, e geralmente voa com uma tripulação de nove pessoas. |
O Concorde é capaz de viajar de Paris para Nova York em três horas e 45 minutos. A aeronave cruza o Oceano Atlântico em cerca de três horas e 30 minutos. |
O Concorde tem dois recordes em velocidade de vôos comerciais. Em 1992, uma aeronave circundou o globo terrestre de leste para oeste em 32 horas, 49 minutos e três segundos. Três anos depois, um vôo de oeste para leste foi feito em 31 horas, 27 minutos e 49 segundos. |
O Concorde ultrapassou pela primeira vez a barreira de som a 1º de outubro de 1969. A 4 de novembro 1970, durante o teste de vôo número 102, o aparelho alcançou Mach 2 (2.155 km/hora) e a manteve durante 53 minutos. |
Treze exemplares do Concorde, construído pelas equipes da Sud Aviation - que se converteria em seguida na Aerospatiale - e British Aircraft Corporation são usados atualmente, sendo sete pela British Airways e seis pela Air France. |
Avião de asa delta, equipado com quatro reatores Rolls Royce/Snecma Olympus 593, o Concorde pode transportar entre 100 e 144 passageiros a uma velocidade Mach 2,04 (2.200 km/h aproximadamente) a uma altura que pode variar entre 15.000 e 18.000 metros de altura. |
Entre 21 janeiro de 1976 e 21 janeiro 1996, o Concorde transportou 3,7 milhões de passageiros e sua frota totalizou 200.000 horas de vôo, das quais 140.000 em vôo supersônico. |
Concorde deve cessar sua atividade, segundo a British Airways, em um período de 15 a 20 anos. A Air France pretendia até esta terça-feira usar o avião "até 2017 pelo menos". |