MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Motor do Concorde falhou na véspera do acidente

Quarta, 26 de julho de 2000, 06h48min
Atualizado às 14 horas

A Air France anunciou hoje que o reator do avião que se incendiou, o de número dois, sofreu reparos pouco antes de o aparelho decolar. Segundo a empresa, no dia anterior ao acidente "o inversor de impulso do motor 2 do Concorde sinistrado não estava funcionando" e não se tinha a peça necessária para o reparo. Porém, o avião pôde voltar a voar sem sofrer os reparos devido à tolerância técnica autorizada pelo construtor.

Segundo um técnico da Air France, o "inversor é o mecanismo disposto fora do reator que permite inverter o impulso. O inversor é utilizado para frear em terra, tanto na aterrissagem como para deter, se necessário, o procedimento de decolagem".

A Air France esclareceu que foi o reparo do motor - em Paris - e a chegada com atraso ao avião da bagagem de alguns passageiros que atrasaram em uma hora e seis minutos a saída do vôo AF-4590.

Segundo uma promotora do tribunal de Pontoise, periferia de Paris, em cuja jurisdição está Gonesse, Elisabeth Senot, a tripulação do Concorde avisou à torre de controle que seu motor número dois não funcionava, um pouco antes de cair.

Segundo a magistrada, em um diálogo entre as autoridades do aeroporto de Roissy e a tripulação do avião, falou-se do incêndio e do problema no reator número dois quando o avião tomava velocidade na pista para decolar.

"Houve uma autorização de decolagem, que foi dada em tempo zero pela torre de controle. Cinqüenta e seis depois, a torre de controle assinalava que havia fogo na parte traseira do avião. O comandante de bordo ou a tripulação teriam respondido: 'defeito no motor número dois'", relatou a magistrada.

"Aparentemente, a partir de então, as chamas aumentaram, pois a torre de controle voltou a assinalar fogo e a tripulação respondeu que já não estava em condições de deter a manobra".

"O avião então decolou - continuou Senot - e o comandante, imagino, ou o co-piloto, indicou que o avião sse dirigia para (o aeroporto de) Bourget, ou seja, que faria um giro de 180º em vez de voltar completamente sobre a pista de Roissy". "Foi durante essa manobra de giro que o aparelho caiu sobre o hotel de Gonesse", concluiu.

A promotoria de Pontoise abriu um expediente judicial: "homicídios involuntários e ferimentos involuntários".

Os cinco Concorde que restam à Air France deverão esperar os primeiros resultados da investigação, anunciou o ministério francês dos Transportes.

Pouco antes das 15 horas locais (10 horas de Brasília) de hoje, os cadáveres de 55 das 113 vítimas do Concorde foram trasladados para o Instituto Médico Legal de Paris, onde será realizada sua identificação.

Uma unidade de recepção e apoio psicológico foi instalada hoje, em Roissy, para cuidar dos familiares em sua chegada ao aeroporto.

Esta unidade é integrada pelo pessoal da Air France que fala alemão, psicólogos, psiquiatras e membros da Cruz Vermelha.

Entre os outros passageiros do Concorde (47 homens, 50 mulheres e três crianças) que morreram, figuravam também dois dinamarqueses, um americano e um austríaco, segundo um porta-voz da Air France. Os nove tripulantes eram franceses.

Leia mais:
» Acidente do Concorde gera comoção mundial
» Ministro francês descarta hipótese de atentado
» Alemanha tem cerimônia pelas vítimas de acidente
» França suspende vôos com Concordes
» British Airways retoma vôos de Concorde
» Parentes das vítimas vão a Paris
» História do Concorde no Brasil só durou seis anos
» Concorde pode ter o mesmo destino dos dirigíveis
» EUA enviam peritos ao local do acidente
» Testemunha diz que avião parecia minibomba atômica
» Concorde enfrenta sua primeira queda
» Air France afirma ter descoberto rachaduras em Concorde
» Concorde cai em Paris e 113 pessoas morrem
» Confira a galeria de fotos
» Veja o slide show com imagens do acidente
» Acidentes aéreos dos últimos dez anos
» Saiba tudo sobre o Concorde
» Fórum: você tem medo de viajar de avião?

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.