Tecnologia da 99 reforça segurança de passageiros e motoristas parceiros
Com IA, câmeras e verificação de perfis, a 99 investe em segurança ativa antes, durante e após cada viagem no app
Tecnologia e inovação: a 99 investe em segurança real para proteger quem dirige e quem viaja. Mobilidade com mais confiança!
Quando o assunto é mobilidade urbana, segurança não pode ser promessa - tem que ser prioridade. É com esse princípio que a 99 investe de forma contínua em tecnologia de proteção para motoristas e passageiros, garantindo que cada viagem seja mais segura desde o momento da solicitação até o desembarque.
Em 2024, a empresa investiu mais de R$ 50 milhões no aprimoramento dos recursos de proteção e desenvolvimento de novas soluções para a segurança dos usuários. Até o final de 2025, o aporte previsto para a área é de R$ 75 milhões.
A 99 opera com um ecossistema digital de segurança sempre online, que integra verificações sistemáticas e inteligência artificial, alcançando um índice de 99,9997% de viagens concluídas sem incidentes, além de uma central de atendimento disponível 24 horas.
Antes mesmo da viagem começar, motoristas parceiros e passageiros passam por checagens rigorosas de identidade, com validação de documentos em fontes públicas e análise automatizada que verifica se a selfie de cadastro é de uma pessoa real.
Para que o motorista ou motociclista parceiro possa tomar a melhor decisão para a sua segurança, o app da 99 mostra, na tela de aceite da corrida, informações como destino da viagem, alerta de zona de risco, além de informações do passageiro, como nota e frequência.
Todas as corridas realizadas pela 99 são monitoradas em tempo real e é possível compartilhar rotas com até cinco contatos de confiança. Durante todo o trajeto, usuários podem acessar o escudo azul do app para ativar outras funcionalidades de proteção, como gravação de áudio e botão de emergência, que conecta diretamente com a central 190 da polícia militar. Tudo isso é reforçado por um time de atendimento treinado em situações de emergência – como dito, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Quando a viagem é solicitada por uma mulher, duas IAs exclusivas entram em cena: a Pítia mapeia situações de vulnerabilidade, como horário da corrida, local de embarque e tempo de deslocamento, e direciona a chamada para motoristas mulheres ou parceiros mais bem avaliados da plataforma. Na sequência, a Atena oferece uma camada de conscientização, enviando dicas de comportamento ao condutor designado.
E para as motoristas e motociclistas parceiras, a empresa criou o botão 99Mulher para que elas possam receber chamadas apenas de mulheres.
A 99 é a primeira empresa no Brasil a usar telemetria em corridas sobre duas rodas. O recurso, ainda em fase de testes, fornece informações detalhadas sobre o modo de conduzir do motociclista durante o trajeto, ajudando-o a identificar padrões e melhorar sua direção.
Além disso, o Alerta de Segurança exibe alertas visuais no mapa do aplicativo para ajudar a prevenir acidentes, destacando áreas com grande fluxo de pedestres, estreitamento de faixas e locais de conversão para que o motociclista redobre a atenção.
Com essas ações, a 99 vem reduzindo incidentes e elevando a percepção de segurança entre os usuários. A aposta em tecnologia não substitui o fator humano, mas amplia a capacidade de prevenção, resposta e confiança em cada corrida.