Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Um hacker invadiu um BYD sem senha e acabou acessando chamadas, contatos e dados de um iPhone

A investigação também colocou a Xpeng sob a lupa e expõe os riscos crescentes de segurança nos carros conectados

2 out 2026 - 09h07
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um documentário da ABC News revelou graves falhas de cibersegurança em carros elétricos chineses na Austrália. Um especialista invadiu uma picape BYD Shark 6 sem senha, assumindo o controle de funções do veículo, escutando a cabine e acionando a Siri para extrair contatos de um iPhone, incluindo o do primeiro-ministro australiano. A investigação também apontou que dados sensíveis de condução de modelos da Xpeng ficavam totalmente acessíveis para a montadora na China.
Reprodução
Reprodução
Foto: Xataka

Um hacker conseguiu invadir uma BYD Shark 6 sem precisar de senha, controlar funções do veículo e ouvir tudo o que acontecia dentro da cabine. A demonstração, contudo, foi além: pelos alto-falantes da picape, ele ativou a Siri no iPhone do motorista e conseguiu obter seu número de telefone, data de nascimento e lista de contatos. Um desses números pertencia ao primeiro-ministro da Austrália.

A demonstração faz parte de um documentário da ABC News sobre os riscos de segurança cibernética ligados à chegada de carros elétricos chineses à Austrália. A investigação também colocou a Xpeng sob a lupa. Uma fonte anônima teve acesso a um modelo G6 e conseguiu visualizar dados como localização, velocidade, ocupação dos bancos e ângulo do volante. A reportagem aponta que essas informações, junto a outros registros, também ficavam disponíveis para a montadora na China.

No caso da BYD, o teste foi conduzido por Dan Hreszczuk, especialista em cibersegurança automotiva. Ele ficou com uma Shark 6 por duas semanas e encontrou uma vulnerabilidade que deu acesso aos sistemas da caminhonete. Sem precisar de senha, a brecha permitiu trancar o motorista dentro da cabine, aumentar o som no volume máximo e manipular limpadores de para-brisa e faróis com o carro em movimento.

O microfone levou o experimento a outro patamar. Hreszczuk conseguiu ouvir áudios gravados no interior da picape, com acesso em potencial a conversas e ligações dos ocupantes. Em seguida, reproduziu pelos alto-falantes do modelo ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Ao inundar cidades inteiras para represar seu maior rio, a China literalmente obrigou seus navios a subir de elevador

O tão aguardado trem de alta velocidade para o País Basco enfrenta seu desafio mais colossal: construir sete viadutos em apenas sete quilômetros

Sucesso do carro elétrico na China gera um novo problema: o que fazer com as baterias quando elas morrem?

A China criou um metrô ultraleve movido por inteligência artificial que roda com autonomia total e revoluciona os trilhos

A aposentadoria deles acabava no meio do mês: casal vende tudo e passa a morar em motorhome de 27 anos; hoje, sobra dinheiro na conta

Xataka
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra