Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Os fãs concordam: a Porsche acabou criando, sem querer, uma das melhores famílias de esportivos há 60 anos — e ela continua até hoje

Como um carro de corrida deu origem a um esportivo de rua

16 mai 2026 - 08h18
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Porsche
Porsche
Foto: Porsche / Xataka

Nos anos 1960, a Porsche criou um degrau intermediário entre seus esportivos "de entrada" e as versões mais potentes: os GTS. As siglas GTS significam Gran Turismo Sport e todos os modelos que hoje compõem a linha GTS da fabricante devem sua origem ao Porsche 904 Carrera GTS.

Esse modelo lançado no mercado em 1963 era um carro com motor central que, originalmente, havia sido desenvolvido para corridas em circuito. Ele venceu dois Campeonatos Mundiais de Construtores em 1964 e 1965 e, segundo contam aqueles que tiveram a sorte de dirigir um exemplar, o carro de rua oferecia um comportamento quase idêntico ao do modelo de competição, fazendo com que a transferência de tecnologia das pistas para as ruas — da qual tantas marcas se orgulham — se materializasse da forma mais pura e direta.

Para homologá-lo nas competições, tiveram que fabricar 120 unidades de rua que, assim como o modelo de corrida, utilizavam a inovadora carroceria de fibra de vidro, que permitia, junto com um chassi de vigas de aço ocas, que o peso do carro ficasse abaixo dos 700 quilos.

Porsche 924 GTS e 928 GTS, os sucessores

O 904 GTS teve seus sucessores, salvo algumas diferenças, nos 924 GTS e 928 GTS dos anos 80 e 90. Ambos representavam as versões mais potentes e dinâmicas de cada modelo e permitiram manter viva a tradição dos GTS ao longo do tempo.

Mas foi só em 2007 que ouvimos falar de outro Porsche GTS. Naquele ano foi lançado o primeiro GTS de quatro portas da história, o Cayenne GTS, que se destacava ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Imagens do espaço não deixam dúvidas: a China acumulou milhares de embarcações pesqueiras na costa do Japão; e elas não estavam lá para pescar

Durante anos, o Solar Impulse representou a esperança da aviação de se tornar independente do querosene; até hoje

O projeto espacial mais ambicioso da China: um satélite hiperespectral avançado para realizar uma "tomografia computadorizada" da Terra

O Android Auto recebe sua maior reformulação em anos, YouTube na tela do carro e melhorias no Gemini, Maps e muito mais

Os Teslas que tornaram os veículos elétricos desejáveis estão desaparecendo em relativa indiferença

Xataka
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra