O motor elétrico mais impressionante do momento não vem nem da Tesla, nem da Porsche: ele pesa 13 kg e tem 738 cv
A britânica Yasa é uma das peças-chave do futuro elétrico da Mercedes
Uma empresa britânica com 100 funcionários, comprada discretamente pela Mercedes-AMG, acaba de pulverizar um recorde que pode mudar o jogo em termos técnicos e industriais no setor elétrico. Seu novo protótipo de motor de fluxo axial, pesando apenas 13,1 kg, apresenta uma potência de 550 kW, ou seja, 738 cv, e uma densidade de potência recorde de 42 kW/kg. Sem usar terras raras e com um design quase padrão.
Você talvez não a conheça, mas a Yasa é uma das peças-chave do futuro elétrico da Mercedes. Adquirida em 2021 pelo grupo alemão, essa pequena empresa inglesa sediada em Oxfordshire trabalha há mais de uma década em uma tecnologia que poucos fabricantes ousam industrializar: o motor de fluxo axial.
Embora o conceito não seja novo — ele remonta ao século 19 —, sua complexidade de fabricação e concepção exige uma arquitetura diferente da do motor radial clássico encontrado na maioria dos veículos elétricos. A estrutura interna é mecanicamente mais complexa, principalmente a manutenção do alinhamento muito preciso dos rotores e estatores, além do controle do superaquecimento, que afeta diretamente a confiabilidade. Mas, ao que tudo indica, a engenharia da Yasa transformou esse motor em uma máquina contemporânea, ultracompacta, com altíssima densidade de potência e economicamente viável.
Yasa, uma densidade energética enorme a baixo custo
O mais recente protótipo da Yasa bate todos os recordes atuais: 550 kW (738 cv) entregues durante cinco segundos sob 670 V e 850 A, com ...
Matérias relacionadas
Carro da Xiaomi surpreendeu tanto a indústria que Hyundai está levando-o à Coreia para inspecioná-lo
Ela espiou as mensagens de outro passageiro e o que viu fez o voo voltar para o aeroporto
A BMW patenteou uma ideia muito louca: uma moto com ventiladores que ajudam a inclinar mais