Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O CEO da Xiaomi fez algo impensável na China: disse aos seus clientes para comprarem carros da concorrência

Lei Jun deu uma sugestão curiosa aos seus potenciais clientes: se querem um YU7 e estão com pressa, é melhor comprarem um Tesla ou um Xpeng

15 ago 2025 - 10h09
(atualizado em 15/8/2025 às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A Xiaomi recebeu 240 mil pedidos de seu novo SUV elétrico YU7 em apenas 18 horas. O tempo de espera para o modelo básico disparou para 14 meses. Lei Jun, fundador e CEO da empresa, tomou uma decisão incomum: recomendar aos compradores que adquiram carros de marcas concorrentes se estiverem com pressa, segundo reportagem da Bloomberg.

A situação é tão absurda quanto comum quando a demanda é alta e a oferta imediata, baixa: hoje, custa mais caro comprar um YU7 usado do que um novo quando estiver disponível, algo que já vimos no mundo tecnológico. Por exemplo, com a escassez da PlayStation 5 em seu lançamento.

Essa recomendação quebra todos os esquemas do marketing tradicional. Um CEO sugerindo publicamente que os clientes comprem produtos da concorrência — incluindo o Tesla Model Y, contra o qual compete diretamente — representa uma mudança radical na comunicação empresarial chinesa, onde a lealdade à marca é sagrada.

"Se você precisa comprar um carro rápido, outros modelos elétricos produzidos na China são bem bons", disse Lei no Weibo. Ele mencionou especificamente três modelos como alternativas viáveis:

  • Xpeng G7
  • Li Auto i8
  • Tesla Model Y

A Xiaomi concluiu recentemente a segunda fase de sua fábrica em Pequim, mas a capacidade produtiva ainda é limitada. Ela vai levar dois meses para atingir 10.000 unidades mensais com sua nova linha de produção, e cinco meses para chegar a 20.000. Atualmente, a empresa "apenas" entrega 1.590 unidades semanais do YU7.

O preço base...

Veja mais

Matérias relacionadas

40 anos atrás, a Suzuki quis revolucionar o mundo com uma moto sem corrente, sem garfo e sem amortecedores. Foi um fracasso total

Piloto da F1 encomenda moto sob medida e o resultado é o custom mais estranho do dia

Honda Fireblade, a moto que nasceu de um erro de tradução: seu criador nem sequer foi pra faculdade

O problema não é que o preço do óleo de um Bugatti seja caro, é que custa mais que comprar um carro zero

400 pessoas presas num túnel: os trens da Alemanha não são mais os mesmos

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade