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Neta diz que crise na China não afeta operações no Brasil

Apesar de dificuldades financeiras da matriz na China, Neta Auto do Brasil garante estabilidade e planos firmes para nosso país

28 jun 2025 - 12h59
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Resumo
Neta diz que crise financeira na China não afeta suas operações no Brasil, onde segue com lançamentos e planos de fábrica até 2026

A Neta Auto, fabricante chinesa de veículos elétricos, declarou que os desafios financeiros enfrentados pela matriz na China não impactam suas operações no Brasil.

A empresa enfatizou que a produção e as vendas no mercado brasileiro seguem conforme o planejado, sem interrupções. Recentemente, a marca enfrentou dificuldades na China, disputas internas e até ameaça de insolvência. A empresa, porém, diz que essas questões não comprometem suas atividades no Brasil.

A marca iniciou suas operações no país no ano passado com a pré-venda dos modelos Aya e X, com entrega prevista para dezembro. Além disso, a Neta também anunciou planos para estabelecer uma fábrica no Brasil até 2026, visando atender toda a América do Sul.

Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Concessionária Neta Auto Potenza, no Rio de Janeiro (RJ)
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Vieram inicialmente dois modelos.

O Neta Aya é um hatch com design polêmico, mas com foco na conectividade, equipado com motor elétrico que entrega cerca de 120 cv e autonomia na casa dos 400 quilômetros, segundo dados oficiais. Seu visual é controverso, mas o bom espaço interno o coloca como opção para quem precisa de um carro para uso urbano ou viagens curtas.

Já o Neta X é um SUV compacto de visual interessante que mira um público que busca um pouco mais de versatilidade, com dimensões maiores e um porte que dialoga com famílias ou com pessoas que precisam de espaço para bagagens e conforto extra.

O modelo tem autonomia estimada em até 450 km, além de tecnologias embarcadas como central multimídia com tela sensível ao toque, assistentes de condução e sistemas avançados de segurança.

Ambos foram lançados com preços interessantes. O Aya custa R$ 124.900 na versão de entrada Comfort e chega a R$ 134.900 na Luxury, mais cara. Já o X chegou com três configurações: 400 (R$ 194.900); 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900).

A expectativa é que a chegada da fábrica prometida pela empresa, prevista para 2026, ajude a baratear os custos dos carros, além de permitir maior agilidade na produção e atendimento ao consumidor.

A empresa reafirma o compromisso de não só vender veículos, mas também contribuir para a mobilidade sustentável no Brasil, em um momento em que o país busca acelerar a transição para a eletrificação.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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