Hyundai New Tucson acumula reclamações por falhas no câmbio e donos relatam gastos de até R$ 15 mil
SUV da Hyundai, com motor 1.6 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem, vem gerando frustração entre proprietários
O Hyundai New Tucson é conhecido pelo visual moderno e pelo desempenho competente, mas vem enfrentando críticas de proprietários em todo o país. Diversos relatos apontam falhas sérias no câmbio automatizado de dupla embreagem, que tem causado dores de cabeça mesmo antes dos 50 mil quilômetros.
Apesar de ser um modelo bastante elogiado por seu conforto e motor eficiente, o conjunto de transmissão tornou-se o principal alvo de insatisfação entre os donos, conforme apurado pelo Mundo do Automóvel para PCD.
De acordo com diversos consumidores, o problema mais comum está no kit de embreagem, que costuma apresentar desgaste prematuro e exige substituição completa. O custo médio para o reparo, segundo proprietários, pode ultrapassar R$ 15 mil nas concessionárias. Além disso, muitos donos reclamam que a Hyundai nega cobertura do serviço na garantia de cinco anos, alegando tratar-se de um item de desgaste natural, o que tem gerado grande frustração.
Outro ponto citado é a trepidação ao arrancar, dificuldade para engatar ré e perda total das marchas, situações relatadas por motoristas em diferentes estados. Um proprietário de São Paulo afirmou que, após diversas idas à concessionária, foi informado de que o novo kit de embreagem teria apenas 90 dias de garantia, o que aumentou ainda mais a indignação entre os clientes.
O motor 1.6 turbo GDI do New Tucson entrega 177 cavalos de potência a 5.500 rpm e 27 kgfm de torque a apenas 1.500 rpm. O câmbio automatizado de sete marchas utiliza sistema de dupla embreagem a seco e tração dianteira. Segundo dados oficiais, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e pode atingir 201 km/h de velocidade máxima.
Quanto ao consumo, o modelo apresenta médias de 10,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, resultando em autonomia aproximada de 756 km com o tanque de 62 litros. Apesar de números razoáveis, a eficiência mecânica não tem sido suficiente para compensar a insatisfação dos donos com o câmbio DCT.
Em relação ao tamanho, o New Tucson mede 4,47 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,66 metro de altura, com entre-eixos de 2,67 metros. O porta-malas oferece 513 litros de capacidade, o que garante bom espaço interno e praticidade no dia a dia.
Mesmo com esses atributos, o câmbio automatizado de dupla embreagem D7UF1 segue como o principal ponto negativo do SUV. O desgaste precoce das peças, somado ao custo elevado de substituição, transformou o modelo em um exemplo clássico de insatisfação entre consumidores da marca.
Em nota enviada ao Mundo do Automóvel para PCD, a marca informa que “a Hyundai confirma que os casos relatados, referentes a primeira geração do câmbio DCT Hyundai, já foram solucionados através de nossa Rede de Concessionárias. Quaisquer dúvidas ou solicitações podem ser direcionadas à nossa Central de Relacionamento. No momento, a Hyundai atua no mercado principalmente com sua segunda geração do câmbio DCT, ainda mais robusta e eficiente, que equipa a nova geração do SUV CRETA (atualmente consolidado como o modelo líder de vendas do varejo brasileiro) e registra um total de zero intercorrências relativas a desgaste prematuro da transmissão de dupla embreagem”.