Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Waze permite fazer chamadas de emergência, saiba como

Usuários podem fazer chamadas de emergência, acionar a assistência 24 horas ou pedir ajuda de outros motoristas pelo aplicativo Waze

6 dez 2022 - 15h14
(atualizado às 21h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Waze permite fazer chamadas de emergência e pedir ajuda de outros motoristas.
Waze permite fazer chamadas de emergência e pedir ajuda de outros motoristas.
Foto: Freepik / Imagem de pressfoto no Freepik

Com a proximidade do período de festas, do verão e, consequentemente, das chuvas, muitos usuários saem para viajar e acabam necessitando de ajuda nas estradas, seja por imprevistos com o veículo ou por conta de desastres naturais.

Por conta disso, o aplicativo Waze possui há alguns anos o recurso SOS, que permite aos motoristas acionar órgãos públicos de emergência (bombeiros, polícia, SAMU, entre outros), assim como seguradoras e serviços profissionais de assistência, em caso de incidentes nas vias.

A capacidade de trabalhar em colaboração nas vias é um dos principais aspectos da comunidade de usuários do Waze. Por isso, a função SOS conta também com a ajuda dos próprios usuários.

Waze permite fazer chamadas de emergência e pedir ajuda de outros motoristas.
Waze permite fazer chamadas de emergência e pedir ajuda de outros motoristas.
Foto: Waze / Divulgação

Assim, ao relatar um incidente na via, o motorista pode pedir ajuda de outro usuário, marcando no app o motivo do relato: sem combustível, pneu furado, problema com bateria, problema médico ou outro, e receber uma assistência de alguém que está próximo.

“Promover uma direção que combina a melhor rota e mais segurança no trânsito é um dos objetivos do Waze. Percebemos que, muitas vezes, em caso de pane ou acidente, o condutor fica numa área de risco sem qualquer suporte, ou seja, é uma questão de segurança ter, nessas horas, um serviço de assistência emergencial rápido e no próprio aplicativo”, afirmou Heloisa Pinho, gerente regional do Waze Brasil.

De acordo com a empresa, mais de 40 milhões de incidentes são reportados no aplicativo todos os meses no mundo. Com o objetivo de atender melhor esses motoristas, o Waze passa a permitir também que os usuários façam chamadas de emergência e acionem policiais, ambulâncias, corpo de bombeiros e algumas concessionárias das vias sem ter que sair do aplicativo.

Para relatar um incidente no percurso ou buscar o ícone SOS, o usuário precisa tocar no ícone alaranjado do lado direito, no canto inferior da tela, e escolher o alerta apropriado para a situação, em caso de situações climáticas, é só clicar em perigo > clima > nevoeiro ou granizo ou alagamento ou gelo. É importante que os usuários reportem para que outros motoristas sejam avisados.

Outra forma de descobrir sobre alagamentos, engarrafamentos e outros perigos é acompanhar o trânsito em tempo real no Live Map do Waze que pode ser acessado em waze.com/pt-BR/live-map/, em qualquer região do Brasil. No mapa, além de catástrofes, é possível conferir congestionamentos e obras na via, entre outras informações.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade