Veja o que muda no novo BYD Dolphin
Hatch elétrico estreou no Salão de Xangai e chegará ainda neste ano ao Brasil com visual atualizado e mais tecnologias
Estivemos no Salão do Automóvel de Xangai, na China, e conferimos de perto o novo BYD Dolphin, que estava mais ao fundo do enorme estande da montadora chinesa na feira.
Por fora, o Dolphin reestilizado tem mudanças sutis. O visual recebeu retoques suficientes para refrescar o estilo do "Golfinho", que logo vai mudar também no Brasil (assim que acabarem os estoques atuais). Agora, os faróis e a grade formam ondas.
Atrás, o mesmo efeito ondulado é visto na parte inferior das lanternas. Os para-choques também foram redesenhados, mas a plataforma é a mesma de antes. Mesmo assim, segundo dados oficiais, o hatch ficou 17 cm mais comprido (4,29 m).
Novo BYD Dolphin tem novos recursos a bordo
Por dentro, o hatch elétrico ganhou boas evoluções. A marca chinesa eliminou uma barra de comandos que ficava no meio do painel. Com isso, alavanca do câmbio foi deslocada para a coluna de direção, em uma posição mais "comum".
Outra novidade bem-vinda é a tela maior do quadro de instrumentos - a anterior era pequena e simples demais. O novo volante completa o pacote de mudanças, mas, no geral, o hatch preservou o estilo anterior na cabine.
Ah, detalhe importante: a tela do multimídia agora é fixa e não mais giratória. Além disso, há uma geladeira entre os bancos na versão chinesa (para o Brasil, o item ainda é dúvida e pode não chegar).
Novo Dolphin ganha opção com motor de Yuan Pro
Já a mecânica não tem alterações significativas, mas traz uma boa novidade. A BYD adicionou uma versão intermediária do Dolphin com o mesmo motor elétrico do SUV Yuan Pro, que gera 177 cv e 29,5 kgfm de torque máximo.
Esta fica, portanto, acima da versão de entrada - com 95 cv e 18,4 kgfm - e abaixo do Dolphin Plus, que tem 204 cv e 31,6 kgfm. Com isso, no geral, o hatch apresenta uma atualização discreta, porém necessária e suficiente para uma evolução.
Nos últimos meses, no Brasil, o BYD Dolphin sofreu um recuo nas vendas, sendo superado pelo irmão de entrada, Dolphin Mini, que custa bem menos. Com a reestilização, quem sabe o hatch pode voltar ao seu melhor momento. Isso se não encarecer muito.