Toyota Yaris Cross é o primeiro SUV compacto híbrido flex, faz até 18 km/l, mas preço assusta
São duas motorizações, uma apenas com o motor 1.5 aspirado e outra híbrida flex com 1.5 combinado com dois elétricos que rendem até 111 cv
Após alguns adiamentos no lançamento oficial, o Toyota Yaris Cross é apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel, que acontece de 22 a 30 de novembro e já disponível em pré-venda com preços de lançamento.
Ele se apropria do título de primeiro e único SUV compacto híbrido flex do Brasil e estreia em quatro versões e duas motorizações. Nas versões XRE e XRX, o SUV é equipado com motor flex 1.5, que entrega até 122 cv e 15,3 kgfm. A transmissão é a CVT Multidrive. Já as versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com o mesmo motor flex 1.5 em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor) com uma potência combinada de até 111 cv.
Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross têm dimensões dentro da média do segmento, mas fica (pouco) atrás de rivais como VW T-Cross (2,65 metros) e Honda WR-V (2,65 metros) no espaço entre-eixos, apesar de oferecer um espaço suficiente para pernas no banco traseiro.
O design da dianteira é mais sóbrio graças a grade trapezoidal em black piano, porém o conjunto óptico é atraente com faróis principais full led em dupla parábola emoldurados por um DRL. Na lateral o destaque fica para área envidraçada reduzida combinada com rodas de 18" que ajuda a conferir mais robustez ao SUV compacto. A coluna C alargada também é estratégica para promover a sensação de que o Yaris Cross é maior do que realmente é.
A traseira evidencia as lanternas full led que avançam para a lateral e acabam proporcionando mais requinte pro SUV. A tampa do porta-malas é sempre elétrica em todas as versões, mas apenas nas versões topo de linha XRX ela abre com o movimento dos pés. O interior traz a central multimídia Toyota Play 2.0, que também equipa a linha Corolla, com tela de 10" e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e é acompanhada por um quadro de instrumentos digital com tela TFT de 7".
A tela é voltada para o motorista, assim como, o console central, oferecendo uma posição estilo "cockpit" para o condutor, contribuindo para a ergonomia. O acabamento do painel apresenta plástico rígido, mas há partes em materiais macios ao toque que contribuem para melhorar a vida a bordo.
Conteúdo do Yaris Cross
Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
E também com tecnologias semiautônomas como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de alerta de mudança de faixa e farol alto automático.
Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis de LED, rodas diamantadas de 17", chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10" e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, bancos revestidos em material premium, carregador por indução para o celular, painel digital com tela TFT de 7", faróis de neblina em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
Já as versões XRX e XRX Hybrid, topo de linha, incluem rodas diamantadas de 18", iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego (BSM), Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM), sensor de estacionamento dianteiro e abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento.
O preço é elevado, o Yaris Cross parte de R$ 161.390 na versão de entrada XRE equipado apenas com o motor 1.5 aspirado e a topo de linha XRX Hybrid custa R$ 189.990. O principal rival o recém-lançado WRV, parte de R$ 144.900, e mostra o quanto que os valores do Yaris Cross são salgados.
Versões e preços de pré-venda
XRE: R$ 161.390
XRE Hybrid: R$ 172.390
XRX: R$ 178.990
XRX Hybrid: R$ 189.990
Porém o SUV mais barato da Toyota tem o trunfo de ser híbrido flex o tornando um dos mais econômicos do segmento e também um custo de propriedade mais baixo. Pois em alguns estados, como São Paulo, o IPVA é isento e a Toyota garante que um preço de revisão de R$ 549 por ano.