Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toyota lança elétrico rival do Tesla Model Y na China com preço abaixo de Corolla usado

bZ5 é um SUV-cupê que ronda o equivalente a R$ 100 mil; modelo conta com motor elétrico de 268 cv e baterias Blade, da BYD

19 jun 2025 - 00h05
Compartilhar
Exibir comentários

A Toyota lançou um novo modelo elétrico para o mercado chinês. Trata-se do bZ5, um SUV-cupê produzido na fábrica local da joint-venture FAW-Toyota. Feito sobre a plataforma e-TNGA, além de vir equipado com as baterias Blade da BYD (duas opções, com capacidades de 65,28 kWh ou 73,98 kWh), o modelo tem como principal curiosidade o baixo preço. Por lá, parte de 129.800 yuans (R$ 100 mil, na conversão direta).

Para se ter ideia, na China, o Tesla Model Y - seu concorrente direto - custa mais que o dobro e parte de 263.500 yuans (R$ 203,4 mil). No Brasil, por R$ 100 mil, não dá para comprar nem mesmo um Yaris Hatch, que é o carro mais barato da Toyota, e parte de R$ 111 mil. Nessa faixa, só mesmo Corolla usado.

Toyota bZ5
Toyota bZ5
Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

O bZ5

Com quatro versões de acabamento, o modelo tem nas dimensões 4,78 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,51 m de altura. O entre-eixos mede 2,88 m. O veículo é impulsionado por um motor elétrico com potência equivalente a 268 cv, e tem 33,6 mkgf de torque. Com sistema de carregamento rápido, que pode levar a bateria de 30% a 80% em 27 minutos, o modelo tem autonomia que pode chegar a 630 km, conforme o ciclo de testes CLTC.

Do lado de dentro, o bZ5 segue a cartilha do design minimalista. Ao centro do painel, uma tela sensível ao toque de 15,6 polegadas. O quadro de instrumentos é totalmente digital. E tem, ainda, volante multifuncional e sistemas de assistência à condução inteligente. São, no total, mais de 30 funções, incluindo controlador de velocidade adaptativo, aceleração e frenagem automática, além de estacionamento automático. A lista inclui, ainda, sistema de áudio JBL com dez alto-falantes.

Toyota bZ5
Toyota bZ5
Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

Muita gente critica a Toyota, pela demora em implantar carros totalmente elétricos em alguns países - como o Brasil, por exemplo. Entretanto, conforme já pontuamos no Jornal do Carro, a marca estuda cada mercado e, assim, visa atender às demandas por elétricos onde, de fato, esses carros sejam quistos pelo público. Em síntese, é por isso que o bZ5 não deve chegar ao Brasil tão cedo, afinal, por aqui, as vendas de elétricos ainda estão muito aquém dos modelos a combustão e, desse modo, a Toyota prefere apostar no meio termo e continuar com foco nos híbridos, onde faz sucesso.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade