Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sertões 2023 deixa para trás dia longo e tem areia pela frente

Primeira perna da maratona, entre Petrolina e Xique-Xique, foi completada em mais de seis horas nas três modalidades

15 ago 2023 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários
Marcos Baumgart conquistou primeira vitória do Hunter no Sertões
Marcos Baumgart conquistou primeira vitória do Hunter no Sertões
Foto: Duda Bairros/Sertões / Guia do Carro

O Rally dos Sertões 2023 entrou em um de seus momentos decisivos, com a disputa das duas pernas da Maratona. Um terço da distância cronometrada total do rali, que é de 2.080 quilômetros, se concentra nos caminhos que levaram os competidores de Petrolina (PE) a Xique-Xique (BA), na terceira etapa; e no retorno à cidade pernambucana.

Dias longos, extenuantes e exigentes para homens e máquinas. Com o detalhe de que, entre eles, pilotos e navegadores não puderam contar com a ajuda de suas equipes para a manutenção dos veículos.

A segunda-feira começou com o carinho da população de Cacimbinha, distrito de Campo Formoso, ao norte da Bahia, que parou para acompanhar a largada da especial. Eles viram os primeiros metros de um percurso escolhido a dedo pela organização, com serras, trechos sinuosos repletos de depressões e pedras; piso arenoso e uma parte final mais veloz.

Sylvio de Barros foi segundo entre os carros na primeira parte da Maratona
Sylvio de Barros foi segundo entre os carros na primeira parte da Maratona
Foto: Duda Bairros/Sertões / Guia do Carro

Para os carros, foram 355 quillômetros cronometrados - UTVs percorreram 407 -; nos dois casos, a etapa mais extensa desta edição. Com o desafio extra de tentar poupar o equipamento, pensando no dia seguinte.

Cautela foi a palavra de ordem para os líderes entre os carros. Vencedores das duas primeiras etapas, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR T1+ / MEM Overdrive) fecharam o dia com o terceiro tempo. Ficaram a 3min20s dos melhores do dia, Marcos Baumgart e Kleber Cincea, no que foi a primeira vitória de etapa do Prodrive Hunter T1+ da equipe X Rally no Sertões. Entre eles, Sylvio de Barros e Ramon Sacilotti (Toyota GR Hilux DKR T1+ / X Rally).

Lucas e Kaíque acolhem e dão autógrafos para crianças
Lucas e Kaíque acolhem e dão autógrafos para crianças
Foto: Meg Cotrim / Guia do Carro

A disputa nos UTVs ganhou novo líder: o Can-Am Maverick de Deni Nascimento e Gunnar Dums (Bompack Racing), que fecharam a terceira etapa como os quartos mais rápidos. Fábio Pirondi e Marcelo Ritter (Can-Am Maverick / Cotton Racing) enfrentaram problemas na etapa e despencaram para o 49° lugar no acumulado.

Bruno Varela e Gustavo Bortolanza (Can-Am Maverick/Monster Energy Varela Racing) foram os vencedores da etapa. A "Família da Poeira", aliás, fincou os pés no top-5: Bruno, Gabriel e Rodrigo ocupam do segundo ao quarto lugares na geral. Uma atração do dia foi a quinta posição (com vitória na categoria Rally UTV2) de Felipe Fraga. O piloto da Stock Car e da IMSA faz dupla com Gabriel Dall'Agnol, em um Can-Am da FF Motorsport.

Areia

A segunda perna da Maratona leva os competidores de volta a Petrolina com muita areia pelo caminho, em mais uma especial longa (322 quilômetros) e desafiadora. Será hora de mostrar habilidade neste piso específico, que segura os veículos bem mais do que a terra batida ou a piçarra. Elas também estarão no cardápio da quarta etapa, que termina com um deslocamento de 290 quilômetros.

Deni Nascimento assumiu a liderança na geral dos UTVs
Deni Nascimento assumiu a liderança na geral dos UTVs
Foto: Victor Eleutério/Sertões / Guia do Carro

Terceira etapa

Segunda-feira (14/8)

Petrolina (PE) → Xique-Xique (BA)

Primeira perna da maratona

Deslocamento inicial: 73 km / Especial: 355 km (carros)  e 407 km (motos, UTVs e quadris) / Deslocamento final: 40 km (carros) e 31 km (motos, UTVs e quadris)

Total: 468 km (carros) e 511 km (motos, UTVs e quadris)

Resultados - Etapa

CARRO

1) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (1)T1+, 5h06min20

2) Sylvio de Barros / Ramon Sacilotti, Toyota GR Hilux DKR, (2)T1+, 5h07min41

3) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio, Toyota GR Hilux DKR, (3)T1+, 5h09min40

4) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs, Century CR6-T, (1)T1F, 5h10min14

5) Dan Nacif / Fred Budtikewitz, Ford Ranger V8, (2)T1F, 5h19min05

UTV

1) Bruno Varela / Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, 6h12min02

2) André Hort / Henry Ritter, Can-Am Maverick X3, (2)UT1, 6h13min47

3) Gabriel Varela / Ênio Bozzano, Can-Am Maverick X3, (3)UT1, 6h15min18

4) Deni Nascimento / Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, (4)UT1, 6h15min54

5) Felipe Fraga / Gabriel Dall'Agnol, Can-Am Maverick X3, (1)UT2, 6h16min31

Bruno Varela venceu, nos UTVs, a etapa terminada em Xique-Xique
Bruno Varela venceu, nos UTVs, a etapa terminada em Xique-Xique
Foto: Victor Eleutério/Sertões / Guia do Carro

Classificação geral

CARRO

1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio, Toyota GR Hilux DKR, (1)T1+, 11h53min14

2) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs, Century CR6-T, (1)T1F, a 9min44

3) Cristian Baumgart / Beco Andreotti, Prodrive Hunter, (2)T1+, a 19min24

4) Dan Nacif / Fred Budtikewitz, Ford Ranger V8, (2)T1F, a 21min44

5) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (1)T1+, a 35min37

UTV

1) Deni do Nascimento / Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, a 13h10min03

2) Bruno Varela / Gustavo Bortolanza, Can-Am Maverick X3, (2)UT1, a 1min16

3) Gabriel Varela / Enio Bozzano, Can-Am Maverick X3, (3)UT1, a 2min23

4) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Can-Am Maverick X3, (4)UT1, a 6min53

5) Gabriel Cestari / Jhonatan Ardigo, Polaris RZR Pro R, (1)UT2, a 12min59

Marcos Baumgart (vencedor etapa Carro)

"Viemos em um ritmo bom. Poderíamos andar mais forte, mas fomos cautelosos. O objetivo agora é fazer o melhor e tentar ganhar o máximo de especiais para obter horas de voo com o carro, que é o mais importante".

Bruno Varela (vencedor etapa UTV)

"Foi um sufoco, mas nós e o carro chegamos inteiros. Foi uma especial que poderia ser de qualquer Dakar, dificílima, muito exigente em todos os sentidos. Fomos a 21ª dupla a largar e terminamos em primeiro, o que mostra que fomos realmente competitivos. Um dia para ter orgulho".

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade