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Sem tomada: os 5 híbridos autorrecarregáveis mais baratos

Confira quais são os cinco híbridos (HEV) mais acessíveis com motores a combustão e elétrico, mas que não precisam recarregar a bateria

28 mai 2024 - 17h29
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O mercado de carros híbridos está em franca expansão no Brasil, conforme sinalizam recentes anúncios de investimentos das montadoras no país. A Toyota, por exemplo, prepara para o fim deste ano o inédito Yaris Cross, seu novo SUV de entrada que terá conjunto híbrido flex e produção nacional.

A arquirrival Honda também já confirmou para 2025 a nova geração do WR-V com conjunto híbrido flex, que também equipará HR-V e a linha City.

A Stellantis é outra que prepara o lançamento da sua plataforma híbrida para carros nacionais. O grupo que reúne Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, entre outras marcas, vai lançar ainda em 2024 o primeiro híbrido leve flex.

Conforme detalhamos, a montadora prepara pelo menos quatro modelos em versões eletrificadas: Fiat Pulse e Fastback, a nova geração do Peugeot 2008 e o inédito Citroën Basalt.

Híbridos devem dominar vendas no Brasil

Todos os estudos recentes feitos sobre o mercado brasileiro apontam que os carros híbridos vão dominar as vendas nos próximos anos - especificamente em versões flex.

É uma tendência que se confirma nos anúncios das fabricantes, como forma também de cumprir as próximas etapas do Programa de controle de emissões veiculares (Proconve).

Por isso, o Brasil receberá diversos lançamentos, com diferentes tecnologias. Atualmente, há três principais: mild hybrid (MHEV), os chamados híbridos leves; hybrid (HEV), que são os híbridos completos, com motores a combustão e elétricos; e plug-in hybrid (PHEV), que são híbridos com baterias maiores, que recarregam em tomadas (como carros elétricos), mas ainda rodam com auxílio de motores a combustão.

Porém, o foco deste levantamento são os modelos HEV. Para muitos, o primeiro estágio de eletrificação, uma vez que trazem motores elétricos que tracionam as rodas, sobretudo no trânsito urbano, para ajudar a poupar combustível.

Dessa forma, são também mais econômicos, afinal, em determinados momentos, desligam o motor a combustão. Confira a seguir quais os cinco híbridos mais baratos à venda hoje no Brasil.

Hyundai Ioniq Hybrid é, hoje, o HEV mais barato à venda no Brasil
Hyundai Ioniq Hybrid é, hoje, o HEV mais barato à venda no Brasil
Foto: Hyundai / Divulgação

1° Hyundai Ioniq

  • Preço: R$ 149.990
  • Motor 1.6 a gasolina e elétrico
  • Potência combinada: 141 cv
  • Consumo: 18,9 km/l (cidade) e 18,8 km/l (estrada)

Estreou em 2022, mas apenas por assinatura. As vendas começaram em 2023 . É o HEV mais barato do Brasil atualmente. Traz motor 1.6 GDI a gasolina que trabalha em conjunto com um elétrico, uma bateria e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Entre os equipamentos, tem alerta de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor eletrocrômico, retrovisores rebatíveis e bancos de couro.

2° Hyundai Kona Hybrid

  • Preço: R$ 169.990
  • Motor 1.6 a gasolina e elétrico
  • Potência combinada: 141 cv
  • Consumo: 19,6 km/l (cidade) e 17,4 (estrada)

A Hyundai também ocupa a segunda posição da lista com o Kona. O crossover tem o mesmo conjunto do Ioniq, porém é melhor no consumo. Das tecnologias disponíveis, destaque para os seis airbags, câmera de ré e head-up display (HUD).

Outros itens interessantes são bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, chave presencial e carregador de celular por indução, além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay e GPS nativo. O crossover já ganhou nova geração no exterior, que pode chegar ao Brasil em breve.

3º Toyota Corolla

  • Preço: R$ 190.120
  • Motor 1.8 a gasolina e elétrico
  • Potência combinada: 122 cv
  • Consumo: 18,5 km/l (cidade) e 15,7 (estrada) - dados com gasolina

O sedã da Toyota ocupa a terceira colocação da lista. Ele parte de R$ 190.120 na versão Altis híbrida flex, que usa um motor 1.8 flex a combustão combinado a um conjunto elétrico com dois motores.

As versões híbridas do modelo, mais caras, têm faróis e lanternas de LED, carregador de celular por indução, chave presencial, sistema de partida por botão, painel de instrumentos com 12,3 polegadas, central multimídia digital com Android Auto e CarPlay sem fio, volante multifuncional com revestimento de couro, assistente de mudança de faixa, frenagem de emergência e piloto automático.

4º Kia Niro EX

  • Preço: R$ 199.990
  • Motor 1.6 a gasolina e elétrico
  • Potência combinada: 141 cv
  • Consumo: 19,8 km/l (cidade) e 17,7km/l (estrada)

O quarto híbrido mais barato do Brasil é o Kia Niro, que estreou no Brasil em 2023. O crossover usa a plataforma K3, com motor 1.6 aspirado com injeção direta de gasolina aliado a um propulsor elétrico.

Mesmo a versão de entrada oferece vários recursos, entre eles, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, assistente ativo de permanência na faixa, farol alto automático, ar-condicionado de duas zonas e retrovisores com aquecimento.

5° Toyota Corolla Cross XRV

  • Preço: R$ 202.690
  • Motor 1.8 flex e elétricos
  • Potência combinada: 122 cv
  • Consumo gasolina: 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
  • Consumo etanol: 12,5 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada)

Fechamos a lista com mais um híbrido flex e, novamente, da Toyota. Por ser um SUV, o Corolla Cross é mais caro que o sedã, mas traz o mesmo sistema híbrido, que combina o motor 1.8 flex a outros dois motores elétricos e uma bateria de 1,3 kWh.

Um detalhe importante é o porta-malas menor, de 440 litros, contra 470 litros do sedã. Além da mecânica eletrificada, o utilitário traz os mesmos equipamentos do Corolla sedã, com assistentes semiautônomos.

Estadão
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