Review: Mercedes Classe E, um estradeiro sublime em 1.200 km
Considerado "carro de velho" por alguns, Mercedes E 300 está melhor do que nunca e dignifica quem tem dinheiro e bom gosto para comprá-lo
O novo Mercedes Classe E está melhor do que nunca. E aferimos isso durante uma viagem de 1.200 km entre São Paulo e Londrina, passando por diferentes tipos de estrada e situação. Única versão à venda no Brasil, o Mercedes-Benz E 300 Exclusive está melhor do que nunca e dignifica quem tem dinheiro e bom gosto para comprá-lo.
Carro de velho? Bem, de certa forma, sim. Mas não porque os "velhos", no caso, não sabem escolher; e sim porque é preciso ter uma certa idade e construir um patrimônio para poder comprar um automóvel R$ 639.900.
Ok, há felizardos que têm essa grana para dar num carro antes de serem adultos maduros. Mas, por não serem suficientemente maduros, vão escolher primeiro um desses esportivos superpotentes ou um SUV da moda. Já o cliente do Mercedes-Benz Classe E, não; ele compra o carro na convicção de que está adquirindo um ótimo sedã estradeiro.
Carroceria larga, centro de gravidade baixo, três volumes bem salientes (para acomodar um potente motor 2.0 e um porta-malas de 540 litros) são características que fazem do Classe E um carro bom de estrada. A potência nominal nem é tão alta: são 258 cv a 5.800 rpm. Mas, na prática, ninguém precisa mais do que isso numa estrada.
O novo Classe E 300 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima. Porém o carro tem boas reacelerações somente na faixa de 3.200 a 4.000 rpm. O torque de 400 Nm é generoso, mas em baixas rotações demora a surgir.
Há um evidente turbolag que vai irritar jovens apressados, mas não fará diferença na vida de ninguém que tenha o perfil do consumidor deste carro. O Mercedes-Benz E 300 Exclusive desliza na estrada e entrega conforto acima do comum, principalmente se considerarmos que as estradas brasileiras são ruins e ele usa pneus de perfil baixo: 245/40 R20 na dianteira e 275/35 R20 na traseira.
Confesso que temi por um furo de pneu na viagem, pois não há estepe (apenas kit de reparo), o que é algo arriscado no Brasil, especialmente porque este tipo de pneu é difícil de achar no mercado de reposição. Felizmente, deu tudo certo e as únicas paradas foram para reabastecer.
Equipado com um sistema micro-híbrido de 48 volts, o Mercedes-Benz E 300 faz 8,9 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l na estrada. A transmissão automática de 9 velocidades ajuda bastante no consumo, pois nunca há “buraco” entre uma marcha e outra; além do que é possível antecipar marchas pela borboleta do volante de direção.
Embora não seja muito eficiente na redução de emissão CO2 (128 g/km), o sistema micro-híbrido de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração.
O comportamento direcional do Mercedes-Benz E 300 é outro ponto alto. Se não bastasse o carro ser baixo e largo, e contar com suspensão independente nas quatro rodas, as rodas traseiras também são direcionais – acompanham a direção da curva e, portanto, eliminam as “rabeadas” e o rolamento da carroceria.
Um detalhe interessante deste Classe E é que ele vem com a famosa estrela de três pontas fincada na ponta do capô. Houve um tempo em que a Mercedes-Benz havia deixado essa regalia apenas para carros da Classe S, mas atualmente as versões topo de linha (Exclusive) contam com esse mimo.
O motorista também tem à disposição a mais moderna configuração de painel dos carros da Mercedes, com volante multifuncional de ótima pegada, painel de instrumentos digital de 12,3” com visualização em 3D e head-up display, além de alguns botões físicos (para os modos de condução, por exemplo).
Há ainda um display central de 14,4” e uma tela de 12,3” para o passageiro da frente, totalizando 39” em três telas. O navegador nativo, como é comum em todas as marcas de automóvel, não é tão preciso como o Waze ou Google Maps, que conectam com facilidade.
Nem vou falar aqui de mimos já citados em outras reportagens, como massagem dos bancos, qualidade do sistema de áudio e outros itens de conforto, segurança e conectividade comuns nos modelos da Mercedes-Benz. Quero falar um pouco mais do prazer ao dirigir este sedã de tração traseira.
Carro de velho, né? Ok. Mas, olha, o “velho” que dirige o Mercedes-Benz E 300 consegue rodar a 120 km/h na subida com o motor girando a apenas 1.500 rpm. Tem total controle do automóvel, não cansa durante uma viagem longa, sabe que todos os passageiros estão viajando de forma confortável e, quando precisa, tem 258 cavalos disponíveis para se livrar rapidamente de certas situações na estrada.
Principais dados técnicos
Modelo: Mercedes-Benz Classe E
Versão: 300 Exclusive
Preço: R$ 639.900
Motor: 2.0 turbo
Potência: 258 cv a 5.800 rpm
Torque: 400 Nm de 3.200 a 4.000 rpm
Câmbio: 9 marchas AT
Dimensões: 4.949 / 1.948 / 1.469 mm (c/l/a)
Entre-eixos: 2.961 mm
Peso: 1.855 kg
Porta-malas: 540 litros
Tanque: 66 litros
KML: 9,5 (cidade) e 12,3 (estrada)
Alcance: 812 km
0 a 100 km/h: 6s3
Velocidade máxima: 250 km/h
Principais equipamentos de série
Acabamento interno em madeira mapple brown com estilo “deck”
Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, elétricos (inclui lombar) e memória
Sistemas de direção semiautônoma
Assistente Ativo de Distância Ditronic
Assistente Ativo de Frenagem
Assistente Ativo de Manutenção de faixa
Assistente Ativo de Ponto Cego
Pre-Safe Impulse Side
Proteção de Pedestres
Suporte para manobras evasivas
Assistente ativo de estacionamento com Parketronic e câmera 360°
Alarme Antifurto e Proteção Urban Guard
Iluminação ambiente de 64 cores
MBUX Superscreen
Duas telas – de 14,4” e 12,3”
Burmester Surround Sound System 4D (17 alto-falantes e 730W de potência)
Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)
Navegação com realidade aumentada e Head-up display
Wireless Charging
Camera interna (Selfie)
Mercedes me Connect
Faróis Full LED com faróis altos adaptativos
Keyless-Go (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves)
Quadro de instrumentos do condutor 3D
Sistema de esterçamento do eixo traseiro
Sistema de suspensão a ar - Airmatic
Teto solar panorâmico