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Review: BYD Tan EV 2025 fica ainda melhor com alcance extra

Montadora chinesa BYD faz atualizações importantes no SUV elétrico de luxo e agora o TAN EV pode rodar até 480 km

27 mai 2024 - 12h09
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BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Já havíamos dirigido o BYD Tan EV quando ele foi lançado no Brasil, no final de 2021. O carro impressionou pelo porte, luxo e potência. Agora rodamos uma semana com o BYD Tan EV 2025, que recebeu atualizações importantes e ficou ainda melhor.

De cara, a melhor novidade do BYD Tan EV 2025 foi a troca da bateria por uma maior, passando de 86 kWh para 108 kWh de capacidade. Isso deu um alcance extra ao SUV elétrico, que agora pode rodar (mesmo) uns 480 km com uma carga.

Isso é importantíssimo num país que ainda tem poucas opções de carregamento rápido nas estradas. Para dar uma ideia, mesmo no ciclo PBEV do Inmetro (que joga para baixo o alcance dos carros elétricos), o BYD Tan EV ganhou 121 km extras.

BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Além disso, a potência de recarga da bateria Blade (feita de lítio, fosfato e ferro), à prova de fogo, passou para 140 kW. Portanto, num carregador com essa capacidade é possível “energizar” o BYD Tan EV 2025 (na faixa 20-80%) em apenas 30 minutos.

Durante nossa utilização, não tivemos problemas com falta de energia. Vale dizer também que o torque combinado dos dois motores elétricos (um na frente, outro atrás) teve um acréscimo de 20 Nm, passando a 700 Nm. É muita força, o que dá ao SUV elétrico chinês retomadas de velocidade impressionantes.

BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A única coisa que piorou no carro foi a aceleração de 0 a 100, que passou de 4,4 para 4,9 segundos. Mas, convenhamos, chegar a 100 km/h em menos de 5 segundos já é mais do que suficiente – não faz falta nenhuma no dia a dia. E se isso foi para melhorar o alcance, foi uma ótima decisão da BYD. A potência não mudou: e tem ótimos 380 kW (equivalentes a 517 cavalos).

Na primeira experiência com o carro, em 2021, na pista do Haras Tuiuti (SP), achamos que o BYD Tan rolava muito nas curvas e que se apoiava demais nos pneus 265/40 R22. Não é que isso tenha mudado, mas a percepção do efeito da suspensão hoje é diferente – para melhor.

BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Isso porque já nos acostumamos com a característica dos carros carros chineses, que têm a suspensão mais mole. Então, para rodar na estrada, o BYD Tan EV nos pareceu um carro muito mais adequado do que para uma pista.

 E não prega sustos no motorista, pois conta com o sistema DiSus-C, responsável por adequar a suspensão para diferentes situações, fazendo com que o sistema de suspensão se adapte ao modo de condução selecionado pelo condutor. Também quando à economia de energia, dá para escolher entre Eco, Normal e Sport.

Por dentro, o BYD Tan EV continua o máximo. Um detalhe interessante é a saída de ar-condicionado para os bancos traseiros, que fica no teto, ao lado das alças de segurança. O carro agora tem três zonas de ar´-condicionado. O SUV também pode ser configurado para 7 lugares. Com 5 lugares, o porta-malas abriga 940 litros (até o teto).

BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A multimídia giratória continua sendo um show à parte e ficou ainda maior na linha 2025: passou de 12” para 15,6”. E é completa, com tudo sobre o carro, seus sistemas de segurança, ajustes de conforto etc. O sistema de som Dynaudio tem 12 alto-falantes e 775 watts.

É muito agradável dirigir o BYD Tan EV, pois o volante de direção tem ajustes elétricos de profundidade e altura, os bancos de couro são muito confortáveis e o painel de instrumentos digital tem ótima visualização. Também há Head-Up Display. Uma diferença e tanto para o novíssimo Volvo EX30, que acabamos de avaliar e não tem painel de instrumentos (veja no vídeo abaixo).

O BYD Tan EV 2025 também trouxe pequenos ajustes visuais, entre os quais destacamos a grade dianteira, que agora é totalmente fechada. Não houve muita alteração de preço entre o Tan 22/23 (R$ 529.890) e o Tan 24/25 (R$ 536.800): menos de 7 mil reais, apesar dos novos impostos e do ganho na bateria.

BYD Tan EV 2025
BYD Tan EV 2025
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Com 4,970 m de comprimento, 1,955 m de largiura, 1,745 m de altura e 2,820 m de distância entre-eixos, o BYD Tan EV disputa diretamente com SUVs de grande porte e hoje já é considerado um veículo aspiracional como modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volvo, cada um com suas características. O BYD Tan EV tem 150 mm de altura do solo.

Guia do Carro
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