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Primeiras impressões: novo Audi RS3 retorna ao Brasil melhor do que nunca

Já dirigimos o novo Audi RS3 Sedan Track, que chega ao mercado com motor 2.5 turbo de cinco cilindros e 400 cv, mas cobra bem por isso

2 abr 2025 - 10h58
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Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

Boa notícia para os fãs da linha esportiva da Audi: o RS3 está de volta ao Brasil. Depois de sete anos distante do país, a configuração mais esportiva do Audi A3 retornou oficialmente ao mercado brasileiro em duas versões: Sedan (R$ 659.990) e Sedan Track (R$ 714.990). Em comum, ambas estão mais refinadas e potentes, com um motorzão 2.5 turbo de cinco cilindros e 400 cv. Tudo isso para brigar com o BMW M2 e o Mercedes-AMG CLA 45.

O Guia do Carro teve um primeiro contato com o novo Audi RS3 durante o evento de lançamento do modelo, no circuito Panamericano, no interior de São Paulo. E para quem acredita no ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”, o novo Audi RS3 mostrou um senhor cartão de visitas.

Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

Isso tudo apesar do preço bem mais elevado do que os R$ 329.990 cobrados há sete anos, na geração anterior, e das apenas três voltas que pudemos dar ao volante do esportivo. A começar pelo visual, o novo Audi RS3 traz uma dose de radicalidade ao visual do novo A3 que estreou aqui há alguns meses. A grade frontal, por exemplo, é bem maior, e traz uma moldura na cor preta. 

Ela interliga as entradas de ar inferiores, que também estão maiores, aos faróis – que contam com a tecnologia LED Matrix e trazem até uma opção de assinatura que remete à uma bandeira quadriculada de corrida. Na lateral, as rodas são de 19” e contam com aros em formato de “Y”. Também há saias laterais e uma saída de ar funcional no para-lama dianteiro. 

Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

Na parte de trás, a tampa do porta-malas traz um spoiler integrado, enquanto as saídas de escapamento são duplas. Também há um difusor de ar na parte inferior do para-choque. Na Europa, o novo Audi RS3 também está disponível na carroceria Sportback (hatch), que não deve chegar ao Brasil.

Visualmente, o conjunto agrada bastante, sem parecer exagerado. As versões Sedan e Sedan Track se diferenciam pela presença de detalhes em carbono nas lâminas laterais, capa dos retrovisores e saias laterais, além do difusor e spoiler traseiro no mesmo material na versão mais cara (Sedan Track). 

Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

O novo Audi RS3 Sedan Track também conta com freios de cerâmica com pinças azuis, rodas escurecidas e os bancos concha RS com diferentes opções de cores de costura e personalização. Por dentro, o padrão de acabamento é praticamente o mesmo do Audi A3, com exceção do volante esportivo em camurça e com botões em vermelho, além dos detalhes de acabamento em Alcantara.

Apesar de ser projetado para o uso no dia-a-dia em cidades, o novo Audi RS3 Sedan não se sente fora do seu habitat natural quando o assunto é pista. O modelo é equipado com o motor 2.5 turbo de cinco cilindros, que oferece 400 cv de potência e 500 Nm de torque. Já o câmbio é um automatizado S Tronic de dupla embreagem e 7 marchas, e a tração é a integral Quattro. 

Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

O ronco grave e encorpado do motor é um dos destaques do modelo, algo cada vez mais raro nos lançamentos atuais. O resultado é um conjunto digno à linha RS. Ao acelerar na pista, o modelo responde muito rápido e é um carro bem arisco, mas sem perder a segurança. 

Para quem é mais acostumado à track days, é possível desabilitar algumas das funções eletrônicas para ter uma experiência mais “raiz”: uma delas é desligar totalmente o controle de estabilidade e de tração, incluindo até mesmo um modo drift, que direciona o torque para as rodas traseiras.

Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

Mas mesmo sem desativar as funções eletrônicas, o Audi RS3 é um carro bem divertido. Mérito da suspensão adaptativa e da tração integral Quattro, que tornam a experiência mais fácil mesmo em velocidades mais elevadas, e também do câmbio automatizado S Tronic de sete velocidades e dupla embreagem, que troca as marchas de forma suave e rápida.

Novo Audi RS3 Sedan Track
Novo Audi RS3 Sedan Track
Foto: Audi/Divulgação/Leo Sposito

Os números impressionam. O novo Audi RS3 Sedan vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e até 280 km/h de velocidade máxima na configuração Sedan Track, que traz freios de cerâmica. Na opção RS3 Sedan, ela é limitada eletronicamente a 250 km/h. O modelo ainda conta com os modos de condução Dinâmico, RS Performance e RS Torque traseiro.

Tudo isso explica o fato do novo Audi RS3 ser o novo recordista em sua categoria no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Pelas mãos do piloto alemão Frank Stippler, o modelo completou o trajeto em 7:33.123 minutos, superando em mais de cinco segundos a marca anterior. 

Após sete anos afastado do Brasil, o novo Audi RS3 Sedan retorna ao país melhor do que nunca. E apesar do preço mais salgado, ele se mostra uma ótima opção na categoria, uma vez que seus principais concorrentes têm preços semelhantes. O modelo já está disponível para encomendas na rede de concessionárias da marca alemã, com entregas a partir do segundo semestre de 2025.

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