Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pneus: carro pesado nas férias exige calibragem diferente

Partiu férias? Atenção porque o carro fica mais pesado do que o habitual e pneus descalibrados podem perder aderência (saiba o que fazer)

19 dez 2022 - 06h00
(atualizado em 19/12/2022 às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Nas férias, o carro roda mais pesado e a pressão dos pneus muda
Nas férias, o carro roda mais pesado e a pressão dos pneus muda
Foto: Continental Pneus / Divulgação

Está todo mundo feliz porque vai sair de férias, mas atenção porque o carro vai ficar mais pesado e isso exige alguns cuidados. Por isso, recebemos da Continental Pneus algumas dicas muito importantes, que valem para qualquer tipo de pneu de qualquer marca. Pneus descalibrados podem perder aderência com o solo.

Antes de pegar a estrada, é importante conferir a pressão dos pneus. Como o carro deve estar mais pesado, a calibragem será diferente daquela que você realiza normalmente. Para saber a pressão ideal nessas condições consulte o manual do proprietário ou o adesivo estampado no batente da porta do motorista ou na tampa do combustível.

“A pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

“Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção. Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, completa Astolfi. Ele também recomenda a calibragem correta do estepe para qualquer eventualidade.

Manutenção preventiva traz maior vida útil ao pneu.
Manutenção preventiva traz maior vida útil ao pneu.
Foto: Continental

Os pneus devem ser sempre calibrados ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.

Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada, além de contribuir para uma vida mais longa do pneu.

Entenda o impacto da calibragem no consumo do combustível do seu carro: se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Além de calibrados, para uma viagem segura os pneus devem estar alinhados, balanceados, sem bolhas e com sulcos preservados.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade