Novos Sportage e Sorento, picape Tasman e mais: Kia prepara cinco lançamentos no Brasil
Marca sul-coreana terá pacotão de novidades já a partir do fim de outubro e quer triplicar vendas no País em 2026
Após um longo "inverno", a Kia prepara uma ofensiva de lançamentos para o Brasil. Nos próximos meses, a marca sul-coreana vai renovar sua gama de veículos no País com pelo menos cinco modelos, entre atualizações e veículos inéditos.
A primeira novidade já está a caminho: entre no início de novembro, a marca lança o novo Sportage 2026, seu carro-chefe de vendas no mercado brasileiro em 2025. O SUV ganhará a reestilização feita na Coreia do Sul.
Novo Kia Sportage 2026 chega em breve
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, a plástica deixará o Sportage 2026 com o visual moderno dos elétricos da Kia. Porém, o SUV médio vai manter o conjunto mecânico atual, com motor 1.6 turbo a gasolina e sistema híbrido leve de 48 volts.
O motor gera 180 cv e 27 mkgf de torque máximo atrelado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Porém, para se ajustar às leis de emissões, deve perder potência. Trata-se do mesmo 1.6 turbo do Creta Ultimate, mas no Hyundai são 193 cv.
Por dentro, o Sportage 2026 também vai mudar. A Kia redesenhou o painel, trocou o volante por um mais moderno e alinhado ao novo padrão de estilo da marca. O destaque são as telas combinadas no topo, com 12,3? cada. O SUV terá novidades no pacote ADAS.
Sorento retornará ao Brasil
Logo depois de lançar o Sportage 2026, a Kia planeja apresentar o novo Sorento, SUV que fez sucesso na última década no País, mas que não foi comercializado por aqui na atual 4ª geração. O modelo foi reestilizado e virá com a última atualização.
O visual do novo Sorento, aliás, é parecido com o do Sportage e remete aos elétricos da marca, em especial os modelos EV5 e EV9. A dianteira tem faróis com projetores empilhados na vertical e contornos de LEDs em formato de "L" que invadem a grade.
No exterior, o SUV de 7 lugares tem versões a diesel e híbridas a gasolina, incluindo uma do tipo plug-in (PHEV), o que seria um trunfo contra rivais como o Jeep Commander. Entretanto, a escolha pelo diesel também faz sentido.
Caso venha com o motor 2.2 turbodiesel de 202 cv e o câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas, com tração integral, o novo Sorento irá disputar vendas com GWM Haval H9 e SUVs derivados de picapes, como o Toyota SW4.
Sua vantagem será a cabine mais sofisticada, trazendo as telas combinadas de 12,3 polegadas no painel e muitos itens de série, como sistema de som premium (da Bose), bancos dianteiros elétricos, teto solar panorâmico e sistemas ADAS.
Picape Tasman chega até fevereiro
Dos próximos lançamentos, o que deve chamar mais a atenção no Brasil é o da Tasman. A primeira picape da história da Kia começou a ser produzida no início desse ano e já está em homologação no Brasil, onde circula sem camuflagem e com placa verde.
Segundo José Luiz Gandini, importador da Kia no Brasil, a versão escolhida deverá trazer o motor 2.2 turbodiesel CRDi de 210 cv e 45 mkgf. "Tem que ser a diesel, porque o produtor rural não quer outro tipo de produto", ressalta o empresário.
Com 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos, a Tasman tem dimensões próximas às da líder de vendas, Toyota Hilux. O vão livre do solo é de 25,2 centímetros e a capacidade de carga, de 1.145 kg.
Por dentro, a picape da Kia tem painel moderno, também com duas telas no topo, recursos ADAS e muitos itens de conforto. A marca estuda montar a Tasman na fábrica da Nordex, no Uruguai, mesmo local onde produz o VUC Bongo desde 2009.
Kia K4 vem do México em 2026
Sem o Cerato desde meados de 2023, a Kia voltará a ter um sedã médio com preço brigador. A marca vai trazer do México o K4, sucessor do antigo modelo, que estreou em 2024 nos Estados Unidos para disputar vendas com Civic, Corolla e Sentra.
O K4 tem lançamento previsto para depois do Carnaval, entre os meses de março e abril. Com 4,71 metros de comprimento e 2,72 m de entre-eixos, o novo sedã é um tico maior que o Corolla, mas o porta-malas de 413 litros é menor (são 470 l no Toyota).
Um ponto alto do Kia K4 é a cabine ampla e moderna, com o painel que, novamente, traz o padrão mais recente da marca, com duas telas combinadas de 12,3 polegadas no topo. Há recursos ADAS, com premium e muitos itens de conforto.
A mecânica é tradicional. O sedã mexicano tem motor 2.0 a gasolina de 149 cv e 18,2 mkgf de torque máximo conectado a um câmbio automático CVT. E a versão GT Line (cotada para o Brasil) é 1.6 turbo de 193 cv e 26,9 mkgf - como no Creta Ultimate.
Novo Stonic será o último lançamento
Recém-lançado na Coreia do Sul, o novo Kia Stonic já está em homologação e chega ao Brasil em 2026. A reestilização vai estrear aqui no final do primeiro semestre e o modelo continuará a vir do México com sistema híbrido leve e isento de imposto.
Embora seja uma atualização, o novo Kia Stonic mudou totalmente o visual por fora e por dentro. Tal como nos outros modelos, o estilo vem dos elétricos da marca, com faróis agora em disposição vertical e LEDs que contornam a pela e invadem o capô.
Na traseira, as lanternas repetem o formato em "L", deixando o desenho do crossover mais robusto e bastante moderno. Por fim, o interior também muda e traz o novo estilo do painel dos carros da Kia, com as duas telas combinadas no topo e novo volante.
Na mecânica, o Stonic 2026 vai manter o conjunto atual composto pelo motor 1.0 turbo GDI a gasolina de injeção direta e o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. São até 120 cv e 20,4 mkgf de torque, com sistema MHEV de 48 volts.
Outra novidade no crossover é a adição de assistentes ADAS, algo indisponível na versão atual. Entre eles, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com centralização de faixa, além de alertas de ponto cego.
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