Novo Nissan Kicks pode ter câmbio CVT ligado ao motor 1.0 turbo
SUV compacto será a principal aposta da Nissan no Brasil
O novo Nissan Kicks já está em solo nacional e teve sua produção iniciada na planta da marca em Resende (RJ), e o Jornal do Carro estava lá para acompanhar a cerimônia. Entretanto, pouco se falou sobre o carro, deixando incógnitas sobre seu preço e conjunto mecânico.
Contudo, segundo apuração do colega Jason Vogel, do Motor1, o que moverá o SUV renovado da Nissan é um conjunto já conhecido: o motor 1.0 turbo que equipa o Renault Kardian, fornecido pela Horse. O motor, que será fabricado em Resende, tem código HR10DDT (no Renault usa o código H5DT), o que pode sugerir uma nova calibração para o Nissan, por exemplo.
Novo Kicks deve apostar em câmbio CVT, fórmula conhecida da Nissan
Para fins de comparação, o conjunto, quando equipado no Kardian, rende 120 cv e 20,4 mkgf com gasolina, e 125 cv e 22,4 mkgf com etanol. Entre as principais mudanças está a troca da transmissão: sai o câmbio de dupla embreagem fornecido pela Renault e entra o câmbio CVT, mais tradicional e amplamente utilizado pela Nissan em outros mercados, como no México.
A marca japonesa aposta na confiabilidade do CVT, tecnologia com a qual já tem longa experiência. No México, por exemplo, o Kicks utiliza essa transmissão com motor 2.0 aspirado e tração dianteira. Outro exemplo é o Magnite, que também é vendido por lá com motor 1.0 turbo (sem injeção direta) e câmbio CVT.
Visual e estruturalmente, o novo Kicks está mais refinado e maior, mirando um público que busca SUVs compactos mais completos. Por fim, o novo Nissan Kicks 2026 será lançado por aqui ainda neste primeiro semestre, com previsão para junho.
