Novo Mitsubishi Pajero ganha projeções, terá estilo 'boxy' e vai largar sobrenome Sport
Próximo Pajero terá grande influência de estilo do X-Force, SUV sucessor do ASX e do Outlander Sport; lançamento da nova geração é esperado para 2026
Um utilitário camuflado foi recentemente flagrado em testes no sul da Europa, reacendendo rumores sobre o retorno de um ícone da Mitsubishi: o lendário Pajero, conhecido como Montero em determinados mercados. O flagra inspirou o designer digital Theottle, que criou projeções realistas de como pode ser o futuro SUV, baseado nas imagens mais recentes.
Diferente dos protótipos anteriores com carroceria adaptada, este exemplar apresenta formas mais bem definidas e um visual consistente, remetendo ao clássico estilo dos 4x4 de verdade. A carroceria exibe linhas retas, perfil elevado e dianteira verticalizada, tudo que remete aos utilitários tradicionais voltados para uso fora de estrada.
Na frente, destacam-se luzes diurnas de LED posicionadas na vertical, uma grade generosa e um para-choque com desenho robusto e funcional. A lateral remete ao conceito DST já revelado pela marca, enquanto a traseira lembra o SUV Nissan Patrol, com lanternas interligadas por uma faixa de LED e uma janela traseira quase reta.
Base do Novo Pajero ainda é incógnita
Contudo, sua base ainda é uma incógnita. Há quem aposte numa estrutura monobloco, compartilhada com o Outlander, o que abriria caminho para motorização híbrida plug-in de 306 cv. Outros ainda defendem o uso de uma base mais tradicional, com chassi de longarinas, emprestada do Nissan Patrol. No entanto, um novo cenário ganha força: o novo Pajero seria construído sobre a plataforma da picape Triton, substituindo o atual Pajero Sport e abandonando a designação "Sport" de vez.
Segundo o site australiano Drive, o veículo camuflado seria, na verdade, um substituto direto do Pajero Sport, com uma proposta mais refinada e menos associada visualmente à Triton. Apesar disso, pelas últimas imagens de protótipos rodando em testes, o SUV aparenta ter proporções distintas, que o distanciam da atual geração baseada na picape.
A definição da plataforma será determinante para a motorização. Um Pajero derivado do Outlander traria a motorização híbrida plug-in da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Já se mantiver raízes na Triton, é provável que o propulsor seja o conhecido 2.4 turbodiesel, com 204 cv, abrindo espaço para futuras versões eletrificadas. Por outro lado, uma variação baseada no Nissan Patrol é considerada improvável, devido ao uso de um V6 biturbo de 320 cv e à proposta mais voltada ao luxo.
Com o avanço dos testes e o visual cada vez mais próximo da versão definitiva, espera-se que o novo modelo seja revelado oficialmente até o fim de 2025, prometendo marcar uma nova era para os utilitários da Mitsubishi.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!