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Impressões: Neta X é rápido, estável, confortável e tem bom alcance elétrico

Dirigimos o Neta X 500 Luxury, topo de linha do crossover elétrico chinês, que é maior do que o Jeep Compass e roda uns 375 km

15 fev 2025 - 10h04
(atualizado em 16/2/2025 às 10h41)
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Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Neta X tem tudo para fazer sucesso no mercado brasileiro de carros elétricos. Dirigimos o EV chinês por algumas horas, em ruas e estradas do Guarujá (SP). As primeiras primeiras impressões foram muito positivas, pelo aspecto agradável do carro, acabamento de qualidade, bom desempenho e comportamento dinâmico acima da média.

O Neta X impressiona mais pessoalmente do que nas fotos. Este carro chinês tem alguns vincos, apliques e luzes interessantes que deixam a carroceria limpa, mas não monótona. Por dentro, o design agrada ainda mais, com uma tela multimídia gigante e um quadro de instrumentos digital muito bom. 

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos no Neta 500 X Luxury, uma das duas versões à venda no Brasil, que custa R$ 214.900. Ele é R$ 10.000 mais caro do que o Neta X 500 Comfort (R$ 204.900). Traz a mais o sistema de segurança Adas, com auxílio à condução, sistema de monitoramento do motorista por meio e uma câmera acima do cluster, carregamento do celular por indução e banco do motorista com função “acesso fácil”.

O quadro de instrumentos fica sempre no modo escuro e tem ótima visibilidade. Mostra o alcance em km, mas falta a porcentagem da bateria, que só pode ser vista na tela central (configurável nos modos claro e escuro). Aliás, quase tudo é feito pelo display central, inclusive o ajuste dos espelhos retrovisores.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro percorreu 98 km de São Paulo até o Guarujá e o painel ainda indicava 375 km de alcance. Depois, rodou mais 20 km e o painel marcava 358 km. Os dados do PBEV do Inmetro são muito injustos com este carro elétrico chinês. Ele não roda apenas 317 km. Chega fácil a 400 km. Quatro Rodas calculou que ele faz 375 km. O WLTP marca 410 km.

A bateria tem 64 kWh de capacidade e três níveis de renegeração de energia. O carro também traz três modos de condução e é visível a melhora quando sai do Eco ou Normal para o Sport. A potência de carregamento DC (rápido) é de 88 kW e AC (lento) é de 6,6 kWh. 

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Para além dos números, que são bons, o Neta 500 X conquista porque é um carro bom de dirigir. A aceleração é boa (0-100 em 9s5), a velocidade se desenvolve rapidamente até 150 km/h (máxima) e os sistemas de direção e freios agradaram bastante.

É mínimo o desvio de trajetória em frenagem de pânico – o Neta X supera fácil outros carros chineses nessa situação. Os freios são a disco nas quatro rodas. 

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O comportamento dinâmico é muito bom. A distribuição de peso 50/50 ajuda. O carro tem estabilidade muito superior à de carros da BYD, GWM e Caoa Chery, por conta do ajuste da suspensão, que é independente nas quatro rodas.

A estabilidade nas curvas é surpreendente. Aos poucos, o Neta X passa confiança ao motorista, pois é bastante equilibrado nas curvas. 

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mas não é duro; pelo contrário, roda com bom conforto. Além disso, dentro da cabine a percepção de qualidade é total, com acabamento em couro em quase todo o interior, inclusive na parte de cima dos painéis de porta traseiros. Os bancos são de couro, confortáveis e anatômicos. Também a ergonomia é boa, com ótima posição de dirigir.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Outra surpresa é o espaço traseiro – generoso. Embora não pareça, o Neta X é maior do que o Jeep Compass e mais largo do que o Toyota Corolla. Dá para viajar em três pessoas atrás. Com 2.770 mm de entre-eixos, ele mede 4.619 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.628 mm de altura. O porta-malas carrega 508 litros, segundo o fabricante.

Mas uma coisa é incomparável com o Compass. É um exagero chamar o Neta X de SUV. No máximo, é um crossover, pois tem apenas 135 mm de altura mínima do solo. O Jeep vai de 202 a 228 mm. As rodas são de 18 polegadas com pneus 225/60.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Uma característica dos carros chineses – serem bem equipados – é vista no Neta X 500 Luxury. Teto solar por comando de voz, seis airbags e quatro entradas USB (duas A e duas C) são itens presentes. Mas o melhor é que no preço do carro já está incluído um cabo de carregamento e um carregador para ser instalado em casa – oferta raríssima no segmento de carros elétricos, especialmente na faixa de preço de 200 mil “baixo”.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O motor elétrico do Neta X fica na dianteira e a tração também é dianteira. A potência é boa para o porte do carro, com 120 kW. Isso equivale a 163 cavalos. Como o modelo pesa 1.700 kg, a relação peso/potência é de 10,4 kg/cv. Um valor sem brilho, mas que garante chegar a 100 km/h em menos de 10 segundos. O torque é de 210 Nm, com entrega imediata.

Neta X 500 Luxury
Neta X 500 Luxury
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Neta ainda é uma marca desconhecida no Brasil. Mas tem potencial para brilhar muito e beliscar uma parte do mercado de EVs, que a BYD está devorando com grande volúpia. O carro é bom. Surpreendendente bom. E o custo-benefício é ótimo.

O sucesso depende apenas de uma boa rede de concessionárias e de mais frequência nas ações de marketing. Mas também é preciso muita transparência para explicar qual é a verdadeira situação da empresa na China (após rumores sobre crise financeira), tanto para concessionários quanto para consumidores.

Guia do Carro
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