Honda vai produzir peças de clássicos da marca, como NSX e S2000
Programa fará novas peças usando impressão 3D ou mesmo recondicionadas, com alto padrão de qualidade
As montadoras têm cada vez mais apostado na valorização de seus veículos clássicos, e a Honda é a mais recente a embarcar nessa tendência. Após movimentos semelhantes de marcas como a Chevrolet e Land Rover, a fabricante japonesa revelou que lançará um programa especial de reposição de peças para seus modelos mais icônicos.
Previsto para ser lançado no próximo ano, o projeto prevê a fabricação e distribuição global de componentes destinados a automóveis antigos da marca. No entanto, a Honda já adiantou que nem todas as peças serão idênticas às originais: algumas serão versões compatíveis, desenvolvidas para manter o padrão de qualidade em funcionamento e desempenho, com garantia assegurada pela fábrica.
Peças recondicionadas ou em 3D fazem parte do programa
Em muitos casos, o ferramental original de produção já não existe mais, o que obriga a Honda a adotar soluções alternativas, como recondicionar peças usadas ou recorrer à impressão 3D. Todos os componentes passarão por testes e validações do time de engenharia antes de chegarem ao mercado.
Honda NSX puxa a fila entre os que vão participar do programa
O primeiro modelo contemplado pelo programa será o lendário Honda NSX de primeira geração, produzido entre 1991 e 2006. Ícone entre os esportivos japoneses, o NSX teve participação direta de Ayrton Senna em sua afinação final e foi o escolhido para inaugurar o centro de restauração no Japão, dedicado exclusivamente a projetos desse tipo.
Segundo a marca, o processo de restauro seguirá rigorosamente as especificações originais do esportivo, com ajuda da nova linha de peças.
Além do NSX, também devem entrar no programa de reposição os desejados S2000 e as primeiras versões do Civic Type R. A Honda promete divulgar mais informações sobre prazos e modelos participantes nos próximos meses.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!