Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hatches mais vendidos: VW Polo dispara e Argo e HB20 tentam acompanhar

Isolado na liderança, VW Polo vende muito mais que rivais, enquanto o Fiat tenta acompanhar em seu melhor ano de vendas no Brasil; HB20 tenta se reerguer

5 set 2025 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Pouca diferença no cenário de agosto na comparação com julho. De acordo com o ranking divulgado pela Fenabrave na tarde desta quarta-feira (3), o Volkswagen Polo - o carro mais vendido do Brasil - seguiu isolado na primeira posição da categoria de hatches no mês passado, continuando à frente do concorrente Fiat Argo. Ambos, inclusive, são os únicos do segmento a ultrapassar as 10 mil unidades mensais.

Enquanto o líder e o vice continuaram com posições intactas entre julho e agosto, a terceira posição ficou com o Hyundai HB20, que tenta se reerguer. Para se ter ideia, no sétimo mês do ano, o hatch havia ficado na quinta posição, com 5.519 emplacamentos. Agora, no entanto, quase encosta nas 7.600 unidades vendidas. Ou seja, alta de 37,5% de um mês para o outro.

Hyundai HB20 subiu de 5° para 3° lugar de julho para agosto
Hyundai HB20 subiu de 5° para 3° lugar de julho para agosto
Foto: Hyundai/Divulgação / Estadão

Estilo de vendas

Mas a pergunta que não quer calar é: será que essa virada indica que o HB20 está caindo no gosto do povo, ou isso é reflexo de um forte processo de vendas diretas? De acordo com os resultados da Fenabrave, que computa os números consolidados de quem compra carro com CNPJ e no varejo (CPF), os indícios apontam para a segunda opção.

Locadoras compram automóveis por venda direta
Locadoras compram automóveis por venda direta
Foto: Localiza/Divulgação / Estadão

Seja como for, ao contrário de Polo, Mobi e Argo, o HB20 não tem tanta representatividade no atacado. Enquanto o trio, respectivamente ocupou o pódio das vendas diretas de agosto, o HB20 apareceu na sexta posição - contanto apenas os números de automóveis. Foi uma guinada e tanto na comparação com julho, onde o hatch da marca sul-coreana aparecia em 12°.

Em síntese, as vendas no atacado podem ser uma boa aposta se a liderança de mercado e a manutenção do fluxo dos estoques fizerem parte da lista de objetivos da montadora. Contudo, algumas preferem passar longe dos descontos altos que a categoria exige ao negociar diretamente com quem compra carro com CNPJ, como empresas e locadoras, por exemplo. Assim, a margem de lucro fica muito baixa e algumas fabricantes preferem evitar.

Restante da lista

Seguindo pelo ranking dos hatches mais vendidos de agosto, em quarto lugar, mais um modelo da Fiat - fabricante que lidera o ranking das marcas. Trata-se do Mobi que, aliás, desceu uma posição e empurrou o Chevrolet Onix para quinto. No restante da lista, tudo igual, com Renault Kwid - que continua como o carro mais barato do País, partindo de R$ 78.690 -, BYD Dolphin Mini, Honda City Hatch, BYD Dolphin e Citroën C3, que ficaram da sexta posição para baixo.

BYD Dolphin Mini é o elétrico mais vendido do Brasil e ocupa o 7° lugar no ranking dos hatches
BYD Dolphin Mini é o elétrico mais vendido do Brasil e ocupa o 7° lugar no ranking dos hatches
Foto: BYD/Divulgação / Estadão

Veja os números de vendas dos hatches mais emplacados de agosto:

  1. VW Polo - 12.908
  2. Fiat Argo - 10.097
  3. Hyundai HB20 - 7.590
  4. Fiat Mobi - 7.045
  5. Chevrolet Onix - 5.815
  6. Renault Kwid - 5.025
  7. BYD Dolphin Mini - 3.300
  8. Honda City hatch - 1.357
  9. BYD Dolphin - 1.311
  10. Citroën C3 - 852

*Fonte: Fenabrave

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade