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Foton mostra picapes híbridas com motor diesel; veja preços

A dupla Tunland V7 e Tunland V9 deve chegar oficialmente durante a virada do ano com promessa de muita tecnologia e bons números de consumo

17 jun 2024 - 17h31
(atualizado às 17h33)
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Resumo
Duas picapes grandes, classificadas como médias e com preços próximos ao das intermediárias mostram como será a ofensiva da Foton no mercado de comerciais leves. Elas serão híbridas e movidas a diesel

Agora é oficial: depois de confirmar o lançamento da dupla de picapes da linha Tunland, a Foton - marca chinesa de caminhões leves presente no Brasil desde o começo da década passada - mostrou de forma oficial a dupla V7 e V9, na manhã desta segunda-feira (17), em um evento em Mogi das Cruzes (SP).

As duas têm tamanhos parecidos: a V7, que tem dianteira parecida com a da Ram Rampage, mede 5,62 m de comprimento, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura; já a V9, que tem inspiração mais clara na Ford F-150, tem os mesmos 5,62 m de comprimento, mas com 2 m de largura e 1,91 m de altura.

A distância entre-eixos é a mesma nas duas picapes: 3,36 m. O conjunto mecânico também: a dupla deverá compartilhar um conjunto híbrido movido a diesel, que une um motor 2.0 turbodiesel a um elétrico - que por sua vez é ligado a uma bateria de 48V. O câmbio é automático de oito marchas, feito pela marca alemã ZF.

Foton Tunland V7 é a picape híbrida com motor a diesel da marca chinesa
Foton Tunland V7 é a picape híbrida com motor a diesel da marca chinesa
Foto: André Deliberato/Terra

Qual o motor das picapes da Foton?

Segundo a fabricante, esse motor elétrico pode auxiliar o motor a combustão interna, reduzindo diretamente o consumo. "Em paradas ou baixa velocidade, elas podem operar só com o motor elétrico, que ainda consegue recuperar energia em freadas ou desacelerações", explica Fábio Pontes, diretor de operações da Foton.

Propostas parecidas, mas diferentes: a V9 tem mais foco no público urbano, enquanto a V7 promete perfil mais rural e mais capacidade para quem usa picape para trabalho. A prova disso é que a suspensão da "F-150 da Foton" tem ajuste mais rígido e calibrado para operações off-road ou trabalhos mais pesados.

O consumo médio da dupla, aferido em testes, foi de 12,5 km/l. Elas fazem de 0 a 100 km/h em 8,8 s e, com tanque de 76 litros, prometem a mesma autonomia: 960 quilômetros.

Bem equipadas - segundo a Foton, elas terão de série itens como painel de instrumentos digital; central multimídia com tela de 14,6 polegadas; sistema de som premium; volante multifuncional; ar-condicionado automático com duas zonas; bancos de couro; chave inteligente e faróis full LED. Teto solar? Só na V9.

Foton Tunland V9 tem proposta mais urbana e até teto panorâmico
Foton Tunland V9 tem proposta mais urbana e até teto panorâmico
Foto: André Deliberato/Terra

Entre os itens de segurança, seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistência de frenagem, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré com sensores de estacionamento.

As duas serão vendidas nas concessionárias de pequenos caminhões que a Foton tem espalhadas pelo Brasil - eram 36 em dezembro do ano passado; hoje o número está perto das 40 lojas.

Por quanto?

De acordo com executivos da Foton, elas devem chegar com valor inicial próximo de R$ 250 mil - o que de fato impressiona, já que elas têm quase o tamanho de modelos full-size - como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500 e 2500 -, hoje com valores que ultrapassam R$ 500 mil. Portanto mais que o dobro.

Serão quatro cores disponíveis e três anos de garantia. A meta da empresa é emplacar pelo menos mil  unidades das duas somadas em 2025.

Foton Tunland V9 e V7 têm traseiras praticamente iguais - o que muda é a dianteira
Foton Tunland V9 e V7 têm traseiras praticamente iguais - o que muda é a dianteira
Foto: André Deliberato/Terra
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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