Ford anuncia picape elétrica feita de forma "revolucionária"
Nova plataforma elétrica pode otimizar produção de diferentes modelos EV futuros
A Ford revelou planos de lançar uma nova picape elétrica média de quatro portas, cuja produção começará em 2027 na fábrica de Louisville, nos Estados Unidos, atendendo tanto o mercado interno quanto o de exportação.
O modelo também vai estrear a a Plataforma Universal de Veículos Elétricos da marca, desenvolvida para criar veículos mais acessíveis, eficientes e inovadores.
Essa nova arquitetura foi projetada para simplificar a construção, reduzindo em 20% o número de peças e em 25% o de fixadores, além de adotar um chicote elétrico 10 kg mais leve e mais compacto do que o do último SUV elétrico da empresa.
A montagem também será otimizada: o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos substitui a tradicional linha de montagem por uma "árvore de montagem" com linhas independentes para subconjuntos, acelerando o processo em 15%.
O modelo contará com baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), livres de cobalto e níquel, que reduzem custos e aumentam a durabilidade. Integradas à estrutura do veículo, essas baterias funcionam como parte do piso, ajudando a baixar o centro de gravidade, melhorar a dirigibilidade, ampliar o espaço interno e reduzir ruídos.
Plataforma visa ampliar oferta de elétricos
O presidente e CEO Jim Farley afirmou que a Ford pretende ampliar seu portfólio de veículos elétricos com o lançamento de vários modelos, entre eles um hatch, um crossover, um furgão e um SUV de três fileiras de assentos, todos com preços iniciais próximos entre si, por exemplo.
A picape, por sua vez, oferecerá cabine mais espaçosa, porta-malas dianteiro (frunk) e caçamba projetada para transportar objetos grandes sem necessidade de bagageiro no teto ou reboque. O desempenho promete impressionar, com aceleração de 0 a 100 km/h semelhante à do Mustang EcoBoost.
Para viabilizar o projeto, a Ford investirá quase US$ 2 bilhões na ampliação e modernização da fábrica de Louisville, complementando os US$ 3 bilhões já aplicados no BlueOval Battery Park Michigan, que começará a produzir as baterias LFP prismáticas em 2024.
A modernização da planta inclui avanços em infraestrutura digital, logística e ergonomia, elevando a eficiência da montagem em até 40%. Seja como for, mais detalhes sobre preço, dimensões, autonomia e tempo de recarga serão divulgados futuramente.