Flagra: Chevrolet testa novo SUV do Onix e futuro rival de Kardian, Pulse e Tera
Modelo é visto em teste pelas ruas sob forte camuflagem; SUV chegará ao mercado em 2026 para ocupar lacuna entre Onix e Tracker
Bola cantada já há algum tempo, o novo SUV pequeno da Chevrolet está tomando forma. O chamado SUV do Onix (hatch que acaba de ser renovado e dividirá plataforma com o novato) ainda não tem nome oficial, mas já vem sendo testado nas ruas, conforme mostra o flagra feito nesta semana.
O modelo, que teve imagens publicadas pelo perfil Placa Verde, no Instagram, deve competir diretamente com Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera. Ainda não dá para descobrir como serão as linhas do novato, mas, assim como os rivais, terá boa altura livre do solo (até para poder ser classificado como utilitário esportivo), linha da cintura alta e caixas de rodas sobressalentes - para um ar mais robusto. O carro deve manter os 2,55 metros de entre-eixos do Onix e seguir o padrão da GM no habitáculo, com quadro de instrumentos e central multimídia alojados em uma única peça sobre o painel.
O modelo deve utilizar a mesma arquitetura voltada a países emergentes e, além disso, no Brasil, repetirá a estratégia de aproveitar motores já disponíveis no portfólio. É tanto que contará com o 1.0 turboflex de até 121 cv de potência atrelado ao câmbio manual ou automático de seis marchas. O uso do 1.0 aspirado de até 82 cv não está descartado.
Por ora, o projeto é tratado com prioridade pela Chevrolet diante da crescente demanda por SUVs pequenos no Brasil e na América do Sul. De qualquer forma, ainda não há estimativa de preços - que não devem fugir muito aos R$ 100 mil, como na concorrência - e data exata de lançamento, mas a expectativa é que o novo SUV seja apresentado entre o fim de 2025 e o início de 2026. A produção ficará a cargo da planta de Gravataí (RS), de onde sai a linha Onix.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!