Fastback ou Pulse híbrido? Veja as diferenças entre os dois SUVs da Fiat
Versões eletrificadas dos dois modelos usam o mesmo conjunto Bio-Hybrid, com assistência elétrica de 12 volts e motor 1.0 turboflex de até 130 cv
Em matéria de Fiat, quem procura por um SUV tem duas opções atualmente: os modelos Pulse e Fastback. Ambos equipados com o mesmo conjunto Bio-Hybrid, com assistência elétrica de 12 volts e motor 1.0 turboflex de até 130 cv, qual deles faz mais sentido para você? Comparamos ambos os modelos para facilitar sua decisão.
A primeira diferença está no visual. O Pulse tem visual mais compacto, comum aos SUVs da categoria, já o Fastback aposta em um formato cupê, com teto ligeiramente mais baixo na traseira. Além disso, o SUV cupê é maior em comprimento, com 4,44 metros, contra 4,09 m do Pulse. Contudo, por utilizarem a mesma base, o entre-eixos é virtualmente o mesmo, com diferença de 1 mm a mais para o Fastback (2,53 metros).
Além disso, o Fastback ganha novas rodas na versão Impetus (acima), com 18 polegadas e visual escurecido. Curiosamente, mesmo na linha 2026, o desenho das rodas do Pulse Impetus permanece o mesmo, sendo a Audace (versão posicionada abaixo na linha) a ganhar um novo visual.
Porta-malas é divisor de águas entre Pulse e Fastback
Se o assunto são diferenças diretas, além da silhueta, o ponto de destaque é definitivamente o porta-malas. No Pulse, o espaço para bagagens tem somente 320 litros, podendo faltar lugar para malas maiores. No Fastback a situação melhora bastante, cortesia dos 516 litros de capacidade.
Por dentro, as cabines são praticamente as mesmas, mas com sutis diferenças. Considerando a versão Impetus de ambos, no Fastback foi aplicado um revestimento macio na "régua" que atravessa o painel, dando um ar ligeiramente mais sofisticado ao modelo, posicionado acima do Pulse na linha Fiat.
Já no irmão menos, a mesma régua é de material rígido, de cor prateada. Também não há itens como o freio de mão eletrônico, bem como o botão para a função auto-hold, por exemplo. Perde-se também o console com detalhes em preto brilhante e os espelhos retrovisores com os alertas de ponto-cego, presentes somente no Fastback.
Ao contrário do que possa parecer, o Pulse dá mais sensação de espaço para quem viaja atrás, por não ter a porção traseira do teto em queda. Mas no conforto ao rodar, o Fastback aparenta ser mais sofisticado. Também não há saídas de ar-condicionado para quem vai atrás no Pulse.
Modelos 2026 passam a ter teto solar opcional
Como novidade para o próximo ano-modelo, tanto Pulse como Fastback ganham o opcional "Pack Sunroof", nada mais que um teto solar, pelo preço de R$ 4.990. Contudo, trata-se de um teto fixo, que não permite a abertura, somente da cortina que separa a cabine do vidro.
Outra mudança para 2026 está na dianteira dos modelos. Ambos ganham visual mais retilíneo, com detalhes já vistos em versões Abarth do passado, que atualizam os SUVs para mais um ano de vendas. No mais, não há mudanças significativas.
Fiat Pulse híbrido mantém pecados do modelo passado
Durante a semana de testes com o Fiat Pulse, observamos o comportamento do sistema micro-hibrido, que persiste em utilizar um sistema start-stop que não pode ser desativado. Durante a condução, feita em sua maioria em dias de calor no Rio de Janeiro, o sistema cortava o motor em paradas, desligando o ar-condicionado e acionando a ventilação.
Feito repetidas vezes, era quase obrigatório mexer no volante com o automóvel parado, a fim de acionar o motor, "enganando" o sistema e religando o ar.
Além disso, o consumo não foi dos melhores. Em trajeto majoritariamente urbano, conseguimos média de 7,9 km/l, longe dos 13,4 km/l apresentados pela marca. Na condução, o modo "normal", que trabalha para priorizar a economia proposta pelo conjunto híbrido, e alimentar a bateria em baixo do banco, deixa a condução mais "eenta", por conta da programação do acelerador.
No modo Sport, acionável pelo botão no volante, as respostas ficam mais ágeis, e é possível notar um uso maior do motor elétrico, através dos gráficos apresentados no painel.
Na tabela, o Fiat Pulse Impetus Hybrid 2026 custa R$ 146.990, Já o Fastback Impetus Hybrid sai por R$ 167.990. Embora a diferença entre os modelos em si seja pouca, é preciso pensar se valem os R$ 21 mil que separam o SUV compacto do irmão do tipo cupê, por exemplo.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais: