Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Executivo da Toyota diz que híbridos leves são enganação, mas terá Hilux de 48V

Vice-Presidente de Marketing da Toyota australiana é categórico, embora própria marca ofereça sistema e até chame de 'Hybrid' em outros mercados

11 out 2025 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Toyota é uma das fabricantes mais reticentes no avanço da eletrificação total de sua linha, mas continua investindo pesado em seus híbridos e em outros tipos de propulsão, como as células de combustível de hidrogênio. Mas essa variedade de opções pode confundir o usuário final quando o assunto é carro híbrido, e a marca resolveu se posicionar em relação aos híbridos leves, que por vezes são chamados apenas de "híbridos" por suas fabricantes.

Toyota Land Cruiser Hybrid 48V 2025
Toyota Land Cruiser Hybrid 48V 2025
Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

Para a marca, esse tipo de sistema não pode ser classificado como tal, "nem remotamente". As palavras são do Vice-Presidente de vendas e Marketing da Toyota da Austrália, Sean Hanley. Segundo o executivo, as montadoras têm responsabilidade em deixar claro o que estão oferecendo, para evitar que o comprador leve para casa um híbrido-leve achando que está com um modelo do tipo pleno.

Isso porque os híbridos leve têm um gerador elétrico no lugar do alternador, que dá uma "ajudinha" para o motor à combustão para gerenciar o sistema start-stop com mais eficiência. Mas em momento algum é capaz de tracionar as rodas, como em um híbrido pleno, seja HEV ou PHEV (plug-in). Há ganhos na economia de combustível, mas da ordem de 5%.

Fiat Pulse Impetus Hybrid
Fiat Pulse Impetus Hybrid
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O problema é que a Toyota oferece modelos híbridos leve em outros mercados fora da Austrália, o que torna a afirmativa do executivo australiano no mínimo contraditória. E eles também são vendidos como "Hybrid". Caso dos Land Cruiser Prado e Hilux Hybrid 48V, que têm uma bateria de íons de lítio e um gerador ligados ao motor 2.8 turbodiesel. O sistema pode até chegar ao Brasil.

Linha Peugeot Hybrid
Linha Peugeot Hybrid
Foto: Peugeot/Divulgação / Estadão

No Brasil, o sistema ganhou mais popularidade recentemente em modelos da Stellantis, nos Fiat Pulse e Fastback Hybrid com motor 1.0 turbo e o mesmo pacote de bateria e gerador no lugar do alternador. Os Peugeot 208 e 2008 também já receberam a nova motorização. Outros modelos como Kia Stonic e nos Caoa Chery Tiggo 5x, Arrizo 6 e Tiggo 7 Pro Max Hybrid, além de vários outros modelos de Audi, Land Rover, BMW que já são oferecidos no Brasil há alguns anos.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade