Executivo da Toyota diz que híbridos leves são enganação, mas terá Hilux de 48V
Vice-Presidente de Marketing da Toyota australiana é categórico, embora própria marca ofereça sistema e até chame de 'Hybrid' em outros mercados
A Toyota é uma das fabricantes mais reticentes no avanço da eletrificação total de sua linha, mas continua investindo pesado em seus híbridos e em outros tipos de propulsão, como as células de combustível de hidrogênio. Mas essa variedade de opções pode confundir o usuário final quando o assunto é carro híbrido, e a marca resolveu se posicionar em relação aos híbridos leves, que por vezes são chamados apenas de "híbridos" por suas fabricantes.
Para a marca, esse tipo de sistema não pode ser classificado como tal, "nem remotamente". As palavras são do Vice-Presidente de vendas e Marketing da Toyota da Austrália, Sean Hanley. Segundo o executivo, as montadoras têm responsabilidade em deixar claro o que estão oferecendo, para evitar que o comprador leve para casa um híbrido-leve achando que está com um modelo do tipo pleno.
Isso porque os híbridos leve têm um gerador elétrico no lugar do alternador, que dá uma "ajudinha" para o motor à combustão para gerenciar o sistema start-stop com mais eficiência. Mas em momento algum é capaz de tracionar as rodas, como em um híbrido pleno, seja HEV ou PHEV (plug-in). Há ganhos na economia de combustível, mas da ordem de 5%.
O problema é que a Toyota oferece modelos híbridos leve em outros mercados fora da Austrália, o que torna a afirmativa do executivo australiano no mínimo contraditória. E eles também são vendidos como "Hybrid". Caso dos Land Cruiser Prado e Hilux Hybrid 48V, que têm uma bateria de íons de lítio e um gerador ligados ao motor 2.8 turbodiesel. O sistema pode até chegar ao Brasil.
No Brasil, o sistema ganhou mais popularidade recentemente em modelos da Stellantis, nos Fiat Pulse e Fastback Hybrid com motor 1.0 turbo e o mesmo pacote de bateria e gerador no lugar do alternador. Os Peugeot 208 e 2008 também já receberam a nova motorização. Outros modelos como Kia Stonic e nos Caoa Chery Tiggo 5x, Arrizo 6 e Tiggo 7 Pro Max Hybrid, além de vários outros modelos de Audi, Land Rover, BMW que já são oferecidos no Brasil há alguns anos.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!