Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BYD Yuan Pro é o novo SUV elétrico mais barato do Brasil

Compacto, modelo é visto como SUV do Dolphin e chega para ser a alternativa ainda mais sustentável ao Song Pro

5 set 2024 - 18h37
(atualizado às 19h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A BYD lança mais um produto no Brasil. Desta vez, um SUV compacto com visual inspirado no Dolphin e proposta de ser o utilitário compacto 100% elétrico mais barato do mercado nacional

A BYD lançou nesta quinta (5) em São Paulo (SP) o Yuan Pro, seu mais novo carro 100% elétrico, visto por muitos como o SUV do Dolphin - até pela semelhança visual - e como alternativa ainda mais sustentável ao Song Pro, híbrido. Sim, é mais uma opção da marca (outra) com valor próximo aos R$ 200 mil.

O Yuan Pro também chega para se tornar o SUV compacto 100% elétrico mais barato do mercado. Ele será vendido por R$ 182.800 em versão única, que vem completa (veja a seguir), embora sem pacote ADAS. Também há um um plano de assinatura de 48 meses, com mensalidades de R$ 4.480.

O BYD Yuan Pro já é conhecido. Em alguns países, é chamado de Yuan Up. Tem 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre-eixos - para ter uma noção, o Dolphin, um hatch médio, tem 4,13 m, 1,77 m, 1,57 m e 2,70 m, respectivamente. O Yuan é mais alto, mas mais apertado.

O reflexo dessas dimensões está no porta-malas: apenas 265 litros, menor até que o de um Renault Kwid. Agora, se os bancos traseiros forem rebatidos, o volume sobe para 1.210 litros.

Quem move o Yuan Pro é um motor dianteiro de até 177 cv e 29,6 kgfm de torque. Com bateria do tipo Blade de 45,1 kWh, ele promete autonomia de 250 quilômetros de acordo com o ciclo PBEV do Inmetro - são 401 km no ciclo CLTC chinês - e pode fazer o 0 a 100 km/h em 7,9 s. A velocidade máxima é de 160 km/h.

BYD Yuan Pro chega para ser o SUV compacto 100% elétrico mais barato do mercado brasileiro
BYD Yuan Pro chega para ser o SUV compacto 100% elétrico mais barato do mercado brasileiro
Foto: André Deliberato/Terra

Em termos de equipamentos, o carro vem com faróis e DRL em LED; luzes de neblina; ajuste da altura do farol e função automática (sensor crepuscular), além de iluminação temporária na hora de ser trancado. Isso na parte de fora.

Por dentro, tem central multimídia rotativa com sistema DiLink; quadro de instrumentos 100% digital com tela de LCD de 8,8 polegadas; carregador de celular sem fio; bancos com revestimento premium; direção elétrica, ajuste elétrico nos bancos dianteiros e iluminação ambiente de várias cores.

Além disso, o carro pode ter atualização remota do sistema de softwares, incluindo um pacote de tráfego com chip 4G; câmera de 360°; conexão via CarPlay e Android Auto; quatro entradas USB (duas do tipo "A" e duas tipo "C"); chave presencial e abertura elétrica do porta-malas. Tem até karaokê na multimídia.

 BYD Yuan Pro tem central multimídia rotativa que tem até karaokê
BYD Yuan Pro tem central multimídia rotativa que tem até karaokê
Foto: André Deliberato/Terra

Na parte de segurança, seis airbags; controles eletrônicos de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; controlador de velocidade de cruzeiro; sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento na frente e atrás e freio de estacionamento por botão. Faltam, portanto, itens como o corretor automático de faixa; sistema de frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

O Yuan Pro vem com seis anos de garantia total, sem limite de quilometragem, e oito anos de garantia para a bateria Blade, também sem quilometragem limitada. São cinco cores disponíveis (branco, cinza, azul, verde e rosa) e só uma por dentro: o cinza que você confere nas fotos exclusivas desta reportagem.

Modelo chega para ser versão ainda mais sustentável ao Song Pro, tem estilo de SUV do Dolphin e fica posicionado abaixo do Yuan Plus
Modelo chega para ser versão ainda mais sustentável ao Song Pro, tem estilo de SUV do Dolphin e fica posicionado abaixo do Yuan Plus
Foto: André Deliberato/Terra
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade