BYD tem quatro veículos entre os cinco elétricos mais vendidos do Brasil; veja ranking
BYD domina ranking com Dolphin Mini, Dolphin, Yuan Pro e Seal; Yuan Plus também está na lista do top tem e GAC surpreende na lista dos mais vendidos
O Dolphin Mini se mantém no topo das vendas de carros elétricos no Brasil. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) deixam claro que a marca chinesa dominou o mercado em julho, afinal, além das mais de 3.000 unidades do hatch compacto (1.097 unidades a mais do que o registrado em junho), o Dolphin segue como vice-líder da categoria. Foram, no entanto, 1.304 emplacamentos - exatas cinco vezes mais do que vendeu o Honda ZR-V, por exemplo.
Sem dar qualquer chance de espaço para a concorrência, a BYD também é dona do terceiro lugar do pódio, afinal, o Yuan Pro vendeu 732 unidades no período. E não para por aí, porque o quarto posto do ranking de julho foi ocupado pelo Seal, também da fabricante com sede na Bahia.
Volvo quebra a hegemonia
E só depois de quatro modelos da BYD, uma marca conseguiu aparecer no ranking e quebrar a liderança da fabricante asiática. Trata-se da Volvo, que emplacou 203 unidades do SUV compacto EX30 e, assim, fecha o top five das vendas de carros elétricos de julho.
É fato que a GWM ainda não deslanchou com o ORA 03. O elétrico chinês lançado em 2023 somou apenas 191 unidades no último mês. Ou seja, seu desempenho está muito aquém do principal concorrente, o BYD Dolphin. Inclusive, ambos rivalizam até na faixa de preços - pouco abaixo de R$ 160 mil nas versões de entrada. De toda forma, o modelo da Great Wall Motors ficou na sexta colocação geral do ranking, à frente de Renault Kwid E-Tech, BYD Yuan Plus e dos Aion V e Y, da novata GAC, que mal chegou e já conquistou o top ten.
Veja os ranking dos carros elétricos mais vendidos de julho:
- BYD Dolphin Mini: 3.010
- BYD Dolphin: 1.304
- BYD Yuan Pro: 732
- BYD Seal: 300
- Volvo EX30: 203
- GWM ORA 03: 191
- Renault Kwid E-Tech: 180
- BYD Yuan Plus: 128
- GAC Aion V: 114
- GAC Aion Y: 107
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!