Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BYD supera Hyundai e chega a 2 milhões de carros; Toyota é líder isolada

Chinesa avança no ranking global de vendas e se aproxima de Ford e Volkswagen; Suzuki continua à frente da Nissan e Chevrolet fecha o "top 10"

23 out 2025 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários

A disputa global entre as montadoras de veículos em 2025 anda bastante acirrada. A chinesa BYD superou a Hyundai no 1º semestre do ano, e aparece na 4ª posição entre as maiores fabricantes do mundo, consolidando o seu avanço internacional.

Líder global, Toyota se prepara para lançar novo Corolla em 2026
Líder global, Toyota se prepara para lançar novo Corolla em 2026
Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

Conforme dados da Jato Dynamics, publicados pelo analista Felipe Munoz, a BYD chegou a 2 milhões de carros vendidos no mundo no período. Ao todo, mais de 45 milhões de automóveis foram comercializados globalmente de janeiro a junho, o que representa um crescimento de 3,8% em relação ao 1º semestre de 2024.

A Toyota permanece líder isolada, com 4,73 milhões de modelos, o que representa cerca de 10% dos carros novos. A gigante japonesa cresceu 6% sobre o mesmo período no ano anterior. Na sequência, Volkswagen e Ford mantêm suas posições conquistadas em 2024, enquanto a BYD desponta como a novidade no ranking, deixando para trás Hyundai, Honda, Nissan, Suzuki, Kia e Chevrolet.

Entre as perdas mais relevantes, a Nissan registrou queda de 7% no volume de vendas, encerrando o semestre com 1,62 milhão de veículos comercializados — reflexo de dificuldades financeiras e perda de competitividade em mercados estratégicos. A japonesa, aliás, está atrás da conterrânea Suzuki.

A Honda também perdeu volume, com retração de 7% puxada sobretudo pela baixa atratividade na oferta de eletrificados no mercado chinês. Marcas tradicionais alemãs, como Audi e Mercedes-Benz, também recuaram diante da menor procura na China, maior mercado do mundo na atualidade.

Ranking: marcas de carros mais vendidas do mundo no 1º semestre de 2025

Em resumo, essa movimentação do mercado automotivo global confirma a rapidez com que as marcas chinesas estão se firmando no topo da indústria. Uma quebra de antigos paradigmas que consolida a China como novo protagonista do setor.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade