BYD fará carros no Brasil em 2025 e terá fábrica no México
Nova fábrica da BYD em Camaçari (BA) deve produzir os modelos Dolphin, Dolphin Mini e pode fabricar até mesmo a nova picape Shark no futuro
CIDADE DO MÉXICO -- A BYD corre para iniciar a produção de carros no Brasil. Durante o evento de lançamento da nova picape Shark na Cidade do México, a CEO da marca na América Latina, Stella Li, adiantou que a marca chinesa deve iniciar a produção na fábrica de Camaçari (BA) a partir de meados de 2025. A executiva também confirmou que a BYD terá uma fábrica no México.
No caso da nova fábrica mexicana, a construção deve começar a partir do ano que vem, e a unidade fabril deve ter capacidade de produção de até 150 mil carros por ano. A princípio, a BYD desconversa sobre uma possível entrada nos EUA. Apesar disso, a proximidade entre os dois países indica que a marca chinesa pode estar de olho no mercado americano, mesmo com o recente aumento nos impostos de importação para veículos chineses no país.
Já no Brasil, é esperado que a produção na nova fábrica de Camaçari (ex-Ford) tenha início ainda em regime SKD até o meio do ano que vem. Já a produção completa deve ter início até o fim de 2025. Dentre os modelos que devem ser produzidos no país, estão os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus, além do híbrido Song Plus. Apesar disso, a BYD planeja fazer até 12 modelos no Brasil.
Além disso, a novíssima picape Shark também tem grandes chances de ser produzida no Brasil. No entanto, o modelo ainda chegará ao país importado, já em meados de agosto ou setembro. Caso faça sucesso no mercado brasileiro, o BYD Shark pode ganhar produção local posteriormente.