A Mercedes teve uma ideia para dirigir seus conversíveis na chuva sem problemas, mas não inventou nada de novo
A Mercedes registrou uma patente sugerindo que a marca pode estar trabalhando em um sistema conversível "automático" com capota de lona que abre ou fecha, dependendo das condições climáticas, incluindo previsões do tempo, análise da qualidade do ar e níveis de ruído; No entanto, capotas conversíveis automáticas existem desde o final da Segunda Guerra Mundial
Será que as montadoras de carros premium e de luxo chegaram ao limite da inovação real? Seus produtos são, em sua maioria, altamente refinados, alguns ultra potentes, repletos de tecnologia e com tantos recursos que é difícil imaginar como poderiam ser aprimorados ainda mais. Algumas optaram por uma corrida pela potência, principalmente em veículos elétricos ou híbridos, enquanto outras estão investindo em todos os tipos de sistemas embarcados.
Para a Mercedes, trata-se de uma mistura das duas abordagens em seus modelos de ponta, mas a montadora, assim como outras, está explorando caminhos para o futuro. Entre eles, um sistema hipotético que permitiria que a capota de um conversível abrisse ou fechasse automaticamente.
O conversível que abre ou fecha sozinho
Um dos principais mercados mundiais para carros conversíveis fica do outro lado do Canal da Mancha. No Reino Unido, onde, reconhecidamente, o clima está longe de ser o mais ameno do planeta. Mas a chuva não diminui o entusiasmo dos compradores, nem mesmo dos fabricantes. Embora a gama de conversíveis populares tenha diminuído consideravelmente ao longo das décadas, os britânicos continuam sendo os mestres. Dos menores aos mais caros e elegantes, como um Bentley Continental GTC.
Mas em um país onde aguaceiros se alternam com períodos de sol, os motoristas precisam ser rápidos para usar o sistema de abertura/fechamento. Isso poderia ser automatizado, de acordo com patentes registradas pela Mercedes, que está considerando um ...
Matérias relacionadas
Cuidado nas rodovias brasileiras! Você pode ser multado do alto sem nem perceber