4 contra um: BYD briga com montadoras no Brasil e quem pode se dar mal é você
Volkswagen, Stellantis, GM e Toyota vão contra pedido de BYD para reduzir o imposto de importação sobre carros trazidos do exterior em estado semi-pronto
A disputa entre montadoras está esquentando no Brasil, mas quem pode sair perdendo disso é o próprio consumidor. De um lado, a gigante chinesa BYD, que vem ganhando espaço com seus carros elétricos. Do outro, quatro tradicionais fabricantes que atuam no país: Volkswagen, Stellantis, GM e Toyota. O motivo da briga? A redução de impostos para veículos trazidos do exterior em estado semi-pronto, o que beneficiaria diretamente a BYD. A tensão gerou críticas públicas, trocas de farpas e reacendeu a competitividade do setor.
Entenda como tudo começou
A competitividade é algo inerente no mercado! É natural que ocorra interação entre empresas que buscam oferecer produtos e serviços melhores e mais atraentes para os consumidores, impulsionando a inovação e a busca por uma diferenciação no mercado. A briga do momento começou justamente devido a essa dinâmica. De um lado, a BYD, empresa que produz carros elétricos no país com modelos semi-montados, e do outro, montadoras nacionais, que realizam toda a produção dentro do Brasil.
O estopim da discussão foi o pedido da BYD para que o governo reduzisse impostos de importações sobre os carros em estado semi-pronto. Em fevereiro, ela propôs uma alíquota de 10% para veículos elétricos que chegassem parcialmente montados (SKD) e de 5% para modelos ainda mais desmontados (CKD). A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no entanto, foi contrária a essa ideia.
Veja as diferenças entre CKD, SKD e CBU
- CKD: ...
Matérias relacionadas