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Shorts, o "TikTok" do YouTube chega ao Brasil

O YouTube Shorts finalmente chegou ao país e promete ser uma nova forma de criar conteúdo na plataforma de vídeos.

7 jun 2021 - 16h18
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Foto: Reprodução

Após ser lançado na Índia em setembro de 2020 e mais recentemente nos EUA, em março, o YouTube Shorts, uma nova ferramenta da plataforma para assistir e criar vídeos curtos na vertical, muito similar com o que acontece no Instagram Reels e no TikTok, chegou ao Brasil nesta segunda-feira, 07.

O anúncio foi realizado através de uma conferência fechada para imprensa na última quarta-feira, 02. A apresentação contou com a participação de Todd Sherman, Gerente de Produtos para o Shorts. Sherman revelou que quando o YouTube foi criado, foi a primeira plataforma a deixar seus usuários criarem conteúdo e sente que os Shorts são uma evolução natural desse processo.

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular. Além disso, é um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam.”

— Patrícia Muratori, Diretora do YouTube Brasil

O que é o YouTube Shorts?

YouTube Shorts é uma aba específica no aplicativo do streaming de vídeo, e nada mais é do que uma série de vídeos gravados no formato vertical de até 60 segundos. Neste segmento, o criador de conteúdo pode aplicar legendas, filtros, efeitos especiais e realizar edições para deixar os vídeos mais divertidos.

A companhia informa que realizou uma série de parcerias com diversas gravadoras e produtoras musicais, com o objetivo de fazer com que os criadores de conteúdo tenham acesso a uma boa e vasta gama de músicas e faixas para utilizar sem se preocupar com a problemática dos direitos autorais.

De início, o YouTube Shorts pode causar certa estranheza na plataforma, mas a equipe garantiu que a adição será benéfica tanto para o público quanto para quem cria conteúdo. Por se tratar de vídeos rápidos, os youtubers podem aproveitar para realizar conteúdos específicos, reactions, declarações curtas e se aproximar, de modo mais íntimo, dos inscritos do canal.

O YouTube informou que nesta segunda-feira apenas uma porcentagem mais restrita dos usuários irá receber a atualização, enquanto o público geral a receberá de forma gradual ao longo dos dias e semanas.

Como usar o YouTube Shorts?

Para o público

Assim que você já estiver com o Shorts no seu aplicativo, o recurso terá uma aba de navegação assim que abrimos o app, como mostra a imagem abaixo. No entanto, ao clicarmos em um vídeo e descermos a página até chegar nas recomendações, essa aba também estará disponível para visualização. O terceiro lugar em que podemos encontrar o Shorts é na barra inferior central, perto do grande botão de +.

YouTube Shorts
YouTube Shorts
Foto: Reprodução

Quando você está dentro de um Shorts é possível encontrar padrões familiares, similares ao que vemos em outras plataformas. Há botões de likedislike, comentário, se inscrever e compartilhamento [1]. Os vídeos são reproduzidos em loop, e para passar para o próximo basta deslizar para cima ou para baixo.

Caso o autor da postagem esteja utilizando alguma música de fundo, basta clicar na caixinha do canto inferior esquerdo [2], e haverá a opção de saber o nome da trilha e visualizar outros Shorts com a mesma. Perceba que os Shorts ainda podem ter mensagens e algumas hashtags, também sendo possível clicar nessas # e ser redirecionado para todos os outros vídeos que a utilizam.

Foto: Reprodução

Criando conteúdo

Agora que já temos uma visão geral de como assistir ao YouTube Shorts, devemos voltar nossa atenção para a parte que diz respeito à criação de conteúdo. Para começar, clique no botão +, na barra inferior central da tela. Lá haverá a opção de começar uma live, enviar um vídeo ou criar um Shorts.

Foto: Reprodução

Após isso, o usuário será redirecionado para uma tela que mostra sua câmera e dá opções de girar o sentido da imagem, adicionar ou remover música, acelerar o vídeo, aplicar efeitos ou filtros e opção de gravar segmentos “com as mãos livres” etc. Ah, e o clássico botão vermelho para realizar as gravações também. Basta apertá-lo e começar a produzir seu conteúdo.

Foto: Reprodução

Após gravar o seu Shorts, o software passa para uma página de edição, a qual o criador de conteúdo pode adicionar ainda mais filtros e efeitos, frases, ajustar a sincronia com música etc. Posteriormente, chegamos a uma das etapas finais, que diz respeito ao upload no YouTube Shorts.

Há elementos clássicos, como a inserção do título, faixa etária à qual aquele vídeo está destinado, se o conteúdo deve ser público, privado ou não listado, opções de legendas, agendamento etc.

Foto: Reprodução

Além dessas modalidades, é possível criar pequenos clipes de vídeos ou músicas já existentes e criar Shorts a partir dos mesmos. Caso o YouTuber permita, ao clicar em um vídeo, abaixo do título haverá uma opção chamada “Criar”, que levará a um menu de edição do YouTube Shorts.

Foto: Reprodução

E aí, o que achou da chegada do YouTube Shorts ao Brasil? Pretende usar para criar conteúdo ou apenas como espectador?

Fonte: Showmetech, YouTube
Fonte: Game On
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