PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Navegador Opera GX lança 'botão de pânico' para visitas inesperadas

Recurso inusitado permite esconder a tela do computador de olhares curiosos

13 dez 2023 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O navegador Opera GX lançou o Panic Button para evitar situações constrangedoras ao julgarem acessos inapropriados, segundo um estudo que indica que 36% dos entrevistados já foram descobertos por algum professor ou chefe, ou até mesmo parceiro ou família.
Panic Button é recurso do Opera GX para esconder conteúdo inapropriado na tela do PC
Panic Button é recurso do Opera GX para esconder conteúdo inapropriado na tela do PC
Foto: Opera GX / Divulgação

Já navegou por sites dos quais não se orgulha e não quer que ninguém veja? Visualiza conteúdo proibido quando deveria estar com a planilha de vendas atualizada? Um estudo recente do navegador gamer Opera GX, indicou que 36% dos entrevistados admitem acessar conteúdo inapropriado enquanto estão na escola ou no trabalho.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Para evitar situações constrangedoras, como ser pego pelo chefe acompanhando um torneio de League of Legends em um horário inapropriado, digamos assim, o navegador ganhou um novo recurso, o Panic Button.

"Escola, trabalho e até mesmo a vida em casa podem se tornar seriamente entediantes, mas seu navegador sempre pode ser confiável para trazer satisfação imediata. No entanto, esses momentos rápidos de alegria podem resultar em vergonha a longo prazo se forem pegos por olhares curiosos. Mas não precisa ser assim", destaca Maciej Kocemba, diretor de produto do Opera e o mentor por trás do Opera GX.

Segundo o diretor, o botão de pânico do Opera GX é "a sua primeira linha de defesa quando seus segredos online estão em risco. Ao pressionar apenas um botão, você troca instantaneamente o conteúdo mais interessante por abas seguras - e ninguém fica sabendo".

Para ativar o Panic Button, é preciso estar usando o navegador Opera GX e pressionar rapidamente a tecla F12. Isso silenciará e pausará rapidamente a reprodução de todas as abas e abrirá uma nova janela com conteúdo totalmente sem graça e "seguro". Para restaurar todas as abas ao estado anterior, basta pressionar novamente a tecla F12.

O Panic Button vem com uma lista de sites pré-instalados que você pode escolher como sua aba "segura", como YouTube, Twitch ou Wikipedia. Você também pode escolher seus próprios sites.

O botão de pânico é um recurso inusitado, já que o Opera GX é um navegador projetado para gamers e que oferece muitas opções de personalização, incluindo temas de cores, efeitos sonoros, música de fundo, bem como limitadores de CPU, RAM e largura de banda de rede projetados para deixar mais recursos do computador disponíveis para jogos.

Pegos em flagrante!

De acordo com a pesquisa feita pelo Opera GX/Obsurvant publicada em dezembro, 36% dos entrevistados admitem acessar conteúdo inapropriado enquanto estão na escola, faculdade ou trabalho. Esse conteúdo inclui redes sociais (61%), conteúdo adulto explícito (58%), jogos (51%), compras online (51%) e sites de relacionamento (36%). 

Um terço (30%) daqueles que visualizam conteúdo inapropriado admitem terem sido pegos por seu professor ou chefe. Dois terços (63%) dessas pessoas receberam um aviso, enquanto um quarto (22%) enfrentou suspensão ou demissão.

Em casa, quase metade (45%) dos entrevistados foi descoberta por um pai, membro da família ou parceiro envolvido em atividades como jogos (26%), visualização de conteúdo explícito (14%), verificação de perfis de mídia social de ex-parceiros/amigos atraentes (14%), visitar sites de relacionamento (13%), assistir/ouvir bandas/artistas menos populares (12%), ou pesquisar informações médicas sensíveis (10%).

Enquanto a maioria dos usuários entrevistados (78%) enfrentou apenas constrangimento, um quarto dos entrevistados teve consequências mais sérias. Mais da metade (55%) acabou em discussão, enquanto um terço (32%) conseguiu resolver a situação por meio de conversa. No entanto, ser pego em flagrante resultou em término de relacionamento ou divórcio para 13% dos entrevistados.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade