PUBLICIDADE

Opera GX, um navegador voltado para o público gamer

O Opera GX é um navegador voltado para gamers, com uma aba dedicada às novidades das plataformas, descontos em lojas e jogos gratuitos.

23 mai 2021 09h00
| atualizado em 24/5/2021 às 08h45
ver comentários
Publicidade

Seja para realizar streams ou apenas deixar uma música rolando no YouTube enquanto você faz suas sessões de jogatina e, pensando justamente em facilitar a vida dos jogadores, foi criado o Opera GX, o primeiro navegador gamer que não só te ajuda enquanto você joga, mas é também todo envolto na temática gamer -- desde os detalhes em seu design até suas ótimas ferramentas para assistir streamings. Confira agora suas principais funções:

Altere o que quiser

Uma das customizações possíveis é a combinação de cores no navegador.
Uma das customizações possíveis é a combinação de cores no navegador.
Foto: Opera

Ao abrir o aplicativo você se depara com um navegador preto com detalhes em vermelho, o que é muito legal, pois remete a uma ideia de PC gamer com todos aqueles LEDs que costumam fazer parte do setup. A customização do Opera GX é bastante rica e abrangente, dando a possibilidade de alterar seu visual, cores, sons e até mesmo incluir música ambiente enquanto usa o navegador.

Acesse tudo

Configure a barra lateral e deixe todos os aplicativos que você mais usa.
Configure a barra lateral e deixe todos os aplicativos que você mais usa.
Foto: Opera

Como o Opera GX é recheado de aplicativos e outras funções muito interessantes, o ideal seria ter um lugar de fácil acesso a esses recursos. No lado esquerdo ficam concentrados os ícones da maioria dos aplicativos que possuem vínculo com o navegador, como mensageiros (Messenger, WhatsApp, Telegram), redes sociais (Instagram, Twitter) e, se tratando de jogos, com certeza não poderia faltar o reprodutor de streamings: Twitch.

Twitch

Confira quem está online e o que estão jogando na Twitch.
Confira quem está online e o que estão jogando na Twitch.
Foto: Opera

Um dos trunfos do Opera GX com certeza é sua integração com a Twitch, plataforma de streaming que reproduz jogos gravados ou em tempo real, enquanto os jogadores estão em partida. Nesta barra lateral fica o ícone da Twitch e nele, após você realizar login na sua conta, aparece sempre um número informando quantos dos canais que você segue estão online.

Reproduzindo seus vídeos

Exemplo de vídeo do YouTube reproduzido em janela destacada.
Exemplo de vídeo do YouTube reproduzido em janela destacada.
Foto: Opera

Ao abrir qualquer live, você também poderá “destacar” o vídeo em questão para ele ficar sempre em evidência fora do navegador! Mesmo que você mude de aba ou troque de programa, ele permanecerá reproduzindo aquela stream. Esta função já pode ser encontrada usando extensões para navegadores, mas no Opera GX isso é uma função nata e que também funciona para outros reprodutores de vídeo, como o YouTube, por exemplo.

Confira as novidades no GX Corner

Além de facilidade de acesso e integração com a Twitch, o Opera GX também te mostra todas as novidades do mundo dos games com o GX Corner. Na barra de ferramentas lateral, ao clicar no botão do joystick, abrirá uma nova aba contendo várias notícias sobre jogos das mais variadas plataformas. É possível conferir:

  • Calendário com datas de lançamento de títulos;
  • Lista de jogos gratuitos;
  • Alguns títulos que estão previstos;
  • Jogos com desconto;
  • GX Approved, mostrando títulos jogados e aprovados pelo site;
  • Indicação de lojas de jogos;
  • Trailers de jogos;
  • E notícias que são atualizadas com bastante frequência.

Gerencie o consumo do navegador

Gerencie o consumo da internet.
Gerencie o consumo da internet.
Foto: Opera

Através da ferramenta GX Control, que fica também na barra lateral, você pode configurar o consumo de RAM e CPU do Opera GX. Assim você pode não só conferir quais abas estão consumindo mais memória, como também pode estabelecer limites ao navegador para que ele não atrapalhe suas partidas.

Além disso, também é possível limitar o consumo de internet do navegador. Por exemplo, se você estiver baixando um jogo novo que é muito grande e vai começar uma partida ao mesmo tempo, você pode reduzir a quantidade de internet que o navegador consumirá para baixar o jogo para que não afete na sua jogatina.

Corte (literalmente) as abas

Foto: Opera

Usando a função Hot Tabs Killer, que também fica no GX Control, você tem visualização em porcentagem e por ordem decrescente das abas que mais estão consumindo a memória do navegador, assim, ao clicar nas que você quer eliminar, acontece uma animação de espada que corta a aba, restaurando mais memória e tornando a navegação mais leve e fluida.

Jogue e converse com seus amigos

Foto: Opera

O Opera GX também possui integração com o Discord, ou seja, além de se divertir com seus jogos favoritos em um navegador gamer exclusivo, você também pode conectar sua conta do Discord e conversar com seus amigos enquanto joga! O Discord é um programa que conecta os jogadores por voz, assim, vocês podem traçar estratégias com mais facilidade, trocar informações sobre os jogos e rir um pouco.

No que o Opera GX se difere do Opera normal?

O fato do Opera GX se intitular o “navegador gamer” é por conta de todo seu conteúdo extra que é voltado para o público gamer, mas ele foi feito tendo base o Opera, então o Opera GX é o próprio Opera, com mais funções e recursos.

Apesar de ter público específico, não quer dizer que seja exclusivo para eles, muito pelo contrário, até mesmo quem não é gamer pode gostar do navegador e utilizar muitos de seus recursos como o WhatsApp ou sua ferramenta de Espaços. Apesar do Espaços não ter sido abordado nessa matéria, você pode conferir este e mais outros diversos recursos neste artigo detalhado sobre o navegador.

O que você achou do primeiro navegador gamer? Já possuía o Opera GX ou pretende baixá-lo? Baixe o Opera GX e diga o que achou do navegador.

Fonte: Showmetech, PC Mag, Opera GX
Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade